Sugestão de Pauta:
Consumidores deixam compras para semana anterior ao Natal
O 13º salário deverá movimentar as vendas no comércio
O perfil do brasileiro de deixar as compras para a última hora deve se confirmar também neste ano. O varejo de Porto Alegre já sabe desse comportamento e aposta no incremento das vendas com o 13º salário. A expectativa se baseia em pesquisa realizada pelo Sindilojas Porto Alegre e CDL POA, encomendada ao Instituto Methodus, que ouviu 400 moradores da Capital entre os dias 16 e 20 de outubro. Com o pagamento do 13º, 61,6% dos entrevistados pretendem investi-lo em presentes. No entanto, a corrida às lojas deve ficar para os últimos dias. De acordo com o estudo, 32,3% dos entrevistados realizarão suas compras na semana anterior ao dia 25 de dezembro e, provavelmente, também deixarão para o sábado, pois é o dia da preferência de 33% das pessoas que participaram do estudo. Além disso, o comércio de rua é o preferido para 62,3% dos consumidores consultados.
Com um acréscimo na casa dos 6,5%, o que representa um crescimento real de 0,5%, o incremento no faturamento do comércio da cidade deve ser de R$ 416 milhões. Conforme os dados, os consumidores pretendem comprar, em média, 4,98 presentes. O ticket médio por item deve ficar em R$ 110,00.
A preferência para 70,3% dos pesquisados é de presentear com roupas, em especial os filhos e enteados. Os brinquedos vêm em seguida com 43,8 das respostas e depois os calçados com 26,5%. Também foram citadas bijuterias com 11,5%, livros com 10,8%, eletrônicos com 9,8% e celular com 9,5% da intenção de compra dos consumidores. Quando questionados sobre o que gostariam de ganhar, 25,5% dos consumidores também escolhem os itens de vestuário.
O pagamento à vista e em dinheiro deverá ser a opção para 64% dos entrevistados. Este percentual é tradicional nas pesquisas de intenção de consumo para datas comemorativas. No entanto, na prática, o que se confirma nas lojas é que a maioria dos clientes acaba aproveitando o parcelamento sem juros oferecido por grande parte dos estabelecimentos. Neste ano, 33,5% responderam que pretendem pagar as compras a prazo no cartão de crédito.
Um dos nichos importantes do Natal é a decoração. Ao serem questionados, 82,8% dos consumidores afirmaram que decoram suas casas, trabalho ou bairro para esta data. E 91,1% utiliza luzes para isso.
Os dados completos podem ser conhecidos no site www.sindilojaspoa.com.br.
Assessoria de Imprensa Sindilojas Porto Alegre
Jacqueline Oliveira – jacqueline.oliveira@sindilojaspoa.com.br – (51) 3025 8300