Black Friday: 5 dicas para lojistas obterem melhores resultados no digital
“O digital não é provisório e deve ser uma extensão da loja física, com promoções e equipe capacitada para realizar o atendimento”, comenta o presidente do Sindilojas POA, Paulo Kruse.
O comércio de Porto Alegre já iniciou as ofertas para a Black Friday, como mostrou o levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre (clique aqui para ler mais sobre o assunto), realizado com lojistas da Capital. A data, que tradicionalmente cai na última sexta-feira de novembro – em 2021, no dia 26 -, deve movimentar o comércio físico e, este ano com ainda mais força, o digital.
O presidente da Entidade, Paulo Kruse, analisa que “os últimos tempos de pandemia foram de muitas transformações no varejo, exigindo a presença digital e uma atenção especial aos canais online. Agora, acreditamos que os lojistas perceberam que o digital não é provisório e que deve ser uma extensão da loja física, com promoções, campanhas de datas comemorativas e equipe capacitada para realizar um bom atendimento online.”
Como obter melhores resultados na data
Pensando em auxiliar o pequeno e médio varejista que possui uma loja digital e que vai participar da Black Friday, a especialista em operações em brandperformance, Marina Telles Rudge, Diretora Comercial da WTAG, listou as principais dicas para obter bons resultados na Black Friday. Confira abaixo:
1 – CAPTAR CLIENTES: Gerar listas para captação de leads, construção de base de consumidores, de e-mails e de celulares. Lembrar sempre de respeitar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nestes levantamentos de dados.
2 – VERIFICAR ESTOQUES: Entender a quantidade de produtos em estoque para planejar bem o que remarcar, ou seja, o que colocar em promoção. Ter cuidado com a margem bruta de venda dos produtos.
3 – TER UM CALENDÁRIO: Planejar um calendário de ações que não se restrinjam apenas à Black Friday. Fazer um “esquenta” antes da data com ofertas para o mês inteiro de novembro e, quando chegar a semana da Black Friday, praticar descontos maiores.
4 – FOCAR NO USUÁRIO: Fazer várias vezes a jornada do consumidor no e-commerce para garantir que o cliente tenha a melhor experiência possível na hora de realizar a compra. O consumidor não tem tolerância para falhas ou lentidão no sistema.
5 – PREPARAR A INFRAESTRUTURA: Ajustar o site do e-shop para o pico de visitas. O servidor deve estar preparado, assim como a equipe de logística das entregas, SAC, as redes sociais e o pós-venda para um maior volume de acessos.
Sobre a WTAG
A WTAG atua nas áreas de branding e performance, apostando na estratégia digital first. Com sede em Novo Hamburgo (RS), onde foi fundada em 2003, tem unidade em São Paulo (SP) desde 2019 e em Porto Alegre (RS) desde 2021. Em seu portfólio de clientes constam Arezzo e Anacapri (EUA); Nexxus, Closeup, Rexona, Tudo para Cabelo (labels da UNILEVER); NetBet (UK); ParkShoppingCanoas, além de Sorrifácil, Via Marte, Supper Rissul, Vicenza, Carrano, Via Uno, Bettanin, Docile, Swan Hotéis, Meu Sapato Preto, Abicalçados, Macromix Atacado, Bertolini, Green Up, Unicred, Karsten e Cisplan Construtora.