Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

Sindilojas POA abre espaço para conversa com a SEFAZ-RS

Nesta terça-feira, dia 20/02, o Sindilojas Porto Alegre promoveu mais uma edição do tradicional encontro entre diretores da Entidade. Na ocasião, além do presidente Arcione Piva, do vice-presidente, Tarcisio Pires, estiveram presentes demais diretores, as novas head’s da Entidade, assim como Alexandre Peixoto, superintendente da Entidade, Diana Lienert, head de comunicação e marketing, além do Victor Pires, assessor governamental.

O sucesso do lançamento da FBV 2024 na última noite, foi um dos pontos debatidos. A imponência do local, organização e a presença de pessoas notáveis deram esse peso ao acontecimento. Os próximos eventos da semana – FBV Talks, em Lajeado na manhã desta quarta-feira, dia 21, e o Café com Lojistas, dia 22, no auditório sede do Sindilojas POA – foram citados.

Outro tema relevante foi algo falado na reunião anterior. Lojistas do Shopping Iguatemi, relataram dificuldades sobre a internet nas lojas. O Sindilojas Porto Alegre acompanha o assunto e falará com pessoas do Shopping para ajudar os lojistas daquele local.

E a reunião teve novidades. Foram apresentadas duas novas pessoas no time de funcionários. Leticia Cristiane Gedrat, head do Co.nectar Hub e Bibiana Dreissig, Executiva de vendas – FBV são as novas integrantes do time da Entidade.

O Dr. Eduardo Plastina, integrante do corpo jurídico que assessora o Sindilojas POA, abordou temas da área tributária. Temas sobre o reuso de itens e a força do brechó foram sublinhadas nas falas. Segundo Plastina, “o produto usado é sim, tributável, e isso precisa focar bem claro”. É sabido que a pessoa física não emite nota fiscal, mas é obrigação do lojista na venda, tributando o ICMS, com a base de cálculo estabelecida em lei. Um problema a se enfrentar é a sonegação. Se o CNPJ não informar a entrada do produto, consequentemente não informará a saída do mesmo.

Para o presidente Arcione Piva, “o Sindilojas Porto Alegre está atento e vai se posicionar. Vamos levar adiante, pois a fiscalização é fundamental e devemos orientar o comércio. Vamos ouvir a SEFAZ-RS e marcar um reunião para organizar os próximos passos”, disse. Para o superintendente, Alexandre Peixoto, o reuso de itens vai se fortalecer ainda mais. “Vimos agora em janeiro na NRF 2024 que o reuso é tendência mundial. E como isso deve chegar forte, se faz importante, nós do Sindilojas, estarmos atentos, ver como o nosso associado pode se preparar”.

Por parte do Dr. Flavio Obino, a igualdade salarial entre homens e mulheres foi tema discutido e será assunto ao longo das próximas reuniões.