Lajeado recebe a FBV Talks para debater o futuro do presente no varejo

2ª edição do Talks atualizou as tendências o setor do comércio

Na última quarta-feira, dia 21, aconteceu em Lajeado, a 2ª edição da FBV Talks, projeto itinerante promovido pelo Sindilojas POA para falar da FBV 2024 com insights vistos na NRF do mesmo ano. O tema do painel foi “O futuro do presente no varejo”. Desta vez, os participantes foram Otelmo Drebes Jr, mentor de donos de loja e sócio das Lojas Lebes, empresa com mais de 350 lojas e 2800 funcionários; Júlio Eggers, diretor de Marketing da Fruki S.A; e Elifas de Vargas, mediador do encontro e mentor para empresas com foco no varejo e sócio fundador da Kreativ – Marketing, Design e Multimídia.

Com posse da palavra, Drebes trouxe à conversa o tema sobre a experiência do cliente, algo fundamental no varejo. “O cliente quer ter a mesma experiência na loja física e no online. Não devemos mais pensar nessa “briga” entre on e off”, relatou o empresário. Este tema foi muito falado na última NRF, em janeiro deste ano. O sócio da Lojas Lebes ainda levou ao debate o tema da sustentabilidade. Tem acontecido uma junção de marcas a fim de otimizar os recursos para tal. “O copo Stanley + Starbucks: um evento de final de ano, lotou a loja pois despertou o desejo para aquisição de um produto com edição limitada. Isso é marketing puro com ideias de ESG”, citou. Cada vez mais, veremos a força da economia circular, que é nada mais do que a revenda de produtos” comentou Drebes.

Júlio Eggers bateu na mesma tecla. “Antigamente o brechó era pejorativo, e agora existe um rebranding para esse nicho/iniciativa pois é um modelo importante para sustentabilidade”. O consumo sustentável, segundo ele, “requer atenção em todos os tipos de produtos”. Como exemplo, o diretor de marketing da Fruki usou o uso de um carro. “Carro a gente revende, não joga no lixo” porque com roupas que ainda podem ser utilizadas a gente não faz o mesmo”, indagou.

Para finalizar o evento, Eggers relatou a ida à NRF deste ano. “Foi uma experiência incrível. Participar de eventos com NRF e FBV é muito enriquecedor. Recomendo muito a ida para captar todos os conteúdos que conseguirem”, explanou. Já para Otelmo Drebes Jr, “o desafio é traduzir tudo o que foi visto para nossa realidade”.

Nosso objetivo com o talks é criar um espaço de discussão e aprendizado, reunindo líderes, empreendedores e profissionais do varejo para compartilhar conhecimentos e novas ideias. É uma oportunidade para explorar o futuro do varejo, abordando temas cruciais que moldarão o cenário do comércio nos próximos anos. A nossa ideia é fornecer também um vislumbre do que está por vir em maio, quando Porto Alegre será o epicentro das mais recentes tendências e inovações do setor”, destaca Diana Lienert, head de Comunicação e Marketing do Sindilojas Porto Alegre. O próximo FBV Talks acontece em Santa Maria/RS, no dia 14/03 às 19h30. As inscrições devem ser realizadas via Sympla.

A FBV 2024 acontece entre os dias 22 e 24 de maio, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre. Para saber mais, acesse clique aqui.