Lugar de (bem) estar

Surpreender, encantar, proporcionar experiências únicas e ser relevante para a comunidade local é o novo papel da loja física

Ver a vitrine, entrar, encontrar o produto, obter informações sobre ele, escolher, pagar e sair. Diante desse resumo, fica a pergunta: Por que o cliente escolhe uma visita à loja física se ele pode fazer exatamente o mesmo caminho no digital, sem sair de casa? A reinvenção da loja presencial foi uma das mais fortes tendências percebidas por quem acompanhou de perto a programação da NRF 2024 Big Show, feira em Nova York considerada o maior evento do varejo mundial. “Se tu tens uma loja física, que coisas podes fazer ali que não poderiam ser feitas no on-line?”.

A pergunta de Tiago Mello, CMO e CPO na Linx, empresa do grupo StoneCo e especialista em tecnologia para o varejo, é um ponto de partida para estabelecer uma estratégia e embarcar nessa nova onda, em que o varejo físico – como uma resposta à força do digital nos últimos anos – vem retomando sua importância nas relações de consumo. Durante a pandemia, o digital se intensificou na vida de todos. O caminho on-line era a única alternativa. As marcas consolidaram suas  formas de encontrar os consumidores onde quer que estivessem. “Acabou de vez a necessidade de ir presencialmente à loja para adquirir algo. A loja chega até você no digital”, contextualiza Ricardo Contrera, sócio-diretor da Mosaiclab, empresa de inteligência de mercado que faz parte da Gouvêa Ecosystem. Para ele, a loja agora precisa deixar de ser apenas um ponto de venda para se tornar um ponto de encontro. O que se faz na loja tem de ser diferente do que se faz em um site.

Tiago corrobora: “A loja se torna um espaço não mais só de venda, mas para fazer propaganda e eventos, para consertar produtos, para praticar a economia circular (como aluguel e reúso), para funcionar como showroom… A loja se torna algo muito maior. O grande papel dela é branding, é marketing”.

Gostou?! Leia toda essa matéria e as demais nas edições da revista do Sindilojas POA,  Conexão Varejo, clicando aqui.

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais