Artigo: Desafios para o Varejo em 2024

Inovação usada ao seu favor

O varejo no Brasil está enfrentando desafios que moldarão sua trajetória nos próximos anos. À medida que avançamos em 2024, é essencial compreender os fatores que impactam esse cenário que não para de se modificar. Desde o comportamento do consumidor até questões econômicas e tecnológicas, são fatores que exigem respostas ágeis e estratégicas por parte das empresas.

Um deles é a mudança de comportamento do consumidor. Aqui destaco a relação entre a Geração Z e o consumo, fenômeno intrigante que tem moldado significativamente o mercado. Essa geração refere-se aos nascidos a partir de 1995 até aproximadamente 2010. É caracterizada pelo domínio das novas tecnologias e por ser muito influenciada pela mídia social, além de ter um acesso instantâneo à informação. Uma das principais mudanças trazidas por eles ao varejo é a ascensão do e-commerce. Além disso, valorizam a personalização. Desejam produtos e serviços que se adaptem às suas necessidades individuais e expressem sua identidade. Estratégias de varejo que ofereçam opções de personalização, como produtos sob medida ou recomendações de produtos com base no histórico de compras, têm maior probabilidade de atrair e reter esses consumidores. Esses atores são àqueles que ainda vamos ouvir falar muito. A tal geração “T”, geração da transição.

O cenário econômico e político do país também apresenta desafios para o setor. Flutuações no câmbio, inflação, instabilidade política e incerteza econômica impactam o poder de compra, afetando diretamente as vendas no varejo. Além disso, questões como reforma tributária, políticas de comércio exterior e regulamentações trabalhistas podem influenciar as operações e os custos das empresas. É crucial que os players estejam atentos a esses fatores e possam ajustar suas estratégias de acordo com esse ambiente em mutação.

Fica claro que o varejo no Brasil enfrentará uma série de desafios ao longo de 2024. No entanto, com eles surgem oportunidades, e as empresas que conseguirem se adaptar rapidamente e inovar, estarão aptas a prosperar. E quando falo em inovar, não é necessariamente gastar uma fortuna em tecnologia, mas usá-la a seu favor. Existem muitos produtos de inteligência artificial gratuitos como Gama, Chat GPT e outros que auxiliam no dia a dia e nos dão mais agilidade para atendermos a essas mudanças. Reagir às tendências de mercado, às mudanças no comportamento do consumidor e aos desafios econômicos e políticos, será crucial para o sucesso dos varejistas nos próximos anos.

Diana Lienert

Head de Comunicação e Mkt do Sindilojas Porto Alegre