Pacote de estímulo à recuperação de pequenos negócios após enchentes é lançado

Re-Empreender RS abrange linhas de crédito

O Governo do Rio Grande do sul lançou o programa Re-Empreender RS para ajudar micros e pequenos negócios impactados pelas enchentes de abril e maio. O programa, que faz parte do Plano Rio Grande, inclui novas linhas de crédito subsidiadas e um programa de recuperação e consultoria para microempreendedores individuais (MEIs). Serão disponibilizados R$ 575 milhões em empréstimos com juros equalizados e um impulso econômico total de R$ 671 milhões, com R$ 223 milhões provenientes do Tesouro estadual. A linha de crédito oferece um limite de até R$ 3 mil para MEIs e R$ 150 mil para outras empresas, com encargos financeiros limitados a 1,35% ao mês e um prazo de pagamento de 60 meses, incluindo um ano de carência.

As medidas beneficiarão empresas registradas no Mapa Único do Plano Rio Grande (MUP RS), ferramenta que mapeia áreas afetadas pelas enchentes. Uma das principais iniciativas é o Pronampe Gaúcho, que oferecerá R$ 250 milhões em financiamentos com 40% subsidiados pelo Estado, ajudando cerca de 14 mil empresas. As empresas interessadas devem estar localizadas em áreas alagadas e registradas antes de 24 de abril de 2024.

Para mais informações, acesse o site do governo clicando aqui.

Fonte: Governo do RS