Dia das Crianças deverá injetar R$ 254 milhões na economia porto-alegrense

Brinquedos lideram a lista de preferência por parte dos consumidores

O Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre realizou estudo sobre a intenção de compra para o Dia das Crianças 2024. A pesquisa revelou que a data deverá movimentar R$ 254 milhões na economia e o ticket médio deverá ficar em torno dos R$ 196 por presente.

Entre as opções de presentes, 52,3% dos consumidores pretendem comprar brinquedos, mesmo que este item tenha tido queda de 5,4 pontos percentuais na escolha em relação ao ano anterior. Roupas (49,3%), calçados (14,8%), bicicleta, patinete, skate (7%), passeio, como parque de diversão, escape game e cinema (5,8%), cosméticos e perfumaria (5%), livro (3,3%), entre outros que completam a lista.

Entre àqueles que pretendem dar brinquedos de presente, seguem os 5 mais citados:

• Boneca: 46%
  • Carrinho: 22%
  • Bola: 15%
  • Jogos: 13,5%
  • Boneco de Super Herói: 6,5%

*Obs: respostas múltiplas

A pesquisa indica ainda que 56,8% dos participantes irão comprar o presente na semana anterior a data. No próprio Dia das Crianças, apenas 2%, e 1,5% disseram já ter comprado.

Já as lojas de rua seguem sendo as da preferência dos clientes. Cerca de 63% pretendem usar estes locais para as compras. Loja de shopping ficou em segundo lugar, com 42,8% da preferência. O uso do e-commerce foi citado por 19% dos respondentes.

Pagamento no cartão de crédito e parcelado lidera as intenções

A forma de pagamento de maior impacto é a parcelada no cartão de crédito, com 36% dos entrevistados, seguido de à vista no Pix, com 23%. À vista no dinheiro (21,8%) e à vista no cartão de débito (20,3%) completam a lista.

Diferenciais que fariam escolher uma loja

Segundo a pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, dar benefícios para efetuar o pagamento lidera a lista dos diferenciais para a escolha da loja. Esta opção foi a escolhida por 35,3% dos consumidores. Se sentir seguro no local de compra (32,8%), ajuda na ideia do presente (31,5%), oferecimento de brindes (25,5%), oferecimento de cashback (14,5%), e sorteios (13%) foram outros diferenciais relatados.

Quem será presenteado no Dia das Crianças?

Filhos: 46,8%

Netos: 29%

Sobrinhos: 21,3%

Afilhados: 17%

Irmãos: 4%

Pet: 0,8% (aumento de 0,5 p.p em relação ao ano de 2023).

Para Arcione Piva, presidente do Sindilojas Porto Alegre, o resultado da pesquisa revela um valor considerável a ser aplicado na economia de Porto Alegre. “Em fase de uma nova retomada do comércio varejista após as enchentes, essa expectativa de R$ 254 milhões injetados na economia da cidade nos dá esperança do retorno gradual do movimento, algo que a gente vem reparando faz alguns dias, ” comentou.

Abaixo, segue o infográfico com todas as informações desta pesquisa.