Lojistas estão otimistas quanto à contratação de funcionários temporários em 2024

Em média, dois funcionários temporários por empresa devem ser contratados, com foco em vendedores

Um levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre sobre contratação de temporários no comércio porto-alegrense mostrou que, boa parcela, 62,3% pretende fazer contratação de empregados temporários para o fim deste ano. Em 2023 este índice indicava que um total de 49% dos respondentes faria este tipo de contratação.

Entre as razões para as contratações de temporários estão as opções “porque o movimento aumenta” (72,3%), “ajudar no atendimento” (63,4%), e manter a organização (44,6%).

Dos que responderam que não pretendem contratar (37,7%), as principais razões foram: quadro de funcionários completo (72,1%), contratam somente efetivos (16,4%) e crise em razão dos prejuízos devido às enchentes (6,6%).

Temporários em 2024

Neste ano, lojistas que responderam a pesquisa da Entidade disseram que o tempo de permanência do temporário deve ser em média de cerca de 66 dias, e as funções mais necessitadas são as seguintes. Vendedor, com 86,1% das citações. Em seguida vem empacotador, com 9,9%, caixa, com 8,9% e estoquista, com 4%. A maioria das contratações deve ocorrer na 1ª quinzena de novembro, segundo o levantamento.

Período em que deverão ocorrer as contratações temporárias:

  • 1ª quinzena de novembro: 33,7%
  • 1ª quinzena de dezembro: 28,6%
  • 1ª quinzena de outubro: 22,7%

Requisitos fundamentais no candidato para que ele seja contratado, segundo consta na pesquisa, são esses: experiência (84,2%); bom atendimento (49,5%) e disposição (37,6%).

 

Curiosidades:

Oferecem capacitações aos funcionários?

Sim, sejam funcionários temporários ou contratados: 57,4%

Não oferecem: 31,7%

Sim, para funcionários contratados: 10,9%

Principais dificuldades encontradas para contratação:

Falta de empenho: 61,5%

Falta de experiência: 50%

Alta rotatividade: 15,4%

Você tem dificuldades em encontrar vendedores com o perfil desejado?

Não: 70,3%

Sim: 25,7%

Não sabe: 4%

Perfil dos entrevistados:

Vestuário: 22,2%

Cosméticos e perfumaria: 12,3%

Calçados: 11,7%%

Livraria/papelaria 9,9%

Local da loja:

Rua: 63%

Shopping: 36,4%

Galeria: 0,6%

De acordo com o presidente do Sindilojas POA, Arcione Piva, os dados indicam a necessidade de tanto os candidatos quanto as empresas buscarem por capacitação. “O mercado, cada vez mais dinâmico, busca por pessoas que querem aprender. Ao mesmo tempo, os lojistas precisam estar atentos às diferentes gerações, pois demandam novos estilos de gestão”, observou o dirigente. “Oferecemos, aqui, uma série de cursos e conteúdos, muitos deles gratuitos, para varejistas e colaboradores se desenvolverem”, concluiu.

Veja também

    Noticias

    Fecomércio-RS se une à banco para impulsionar a retomada econômica no Estado

    Veja mais
    Noticias

    Final do Co.nectar Aceleta 2024 consagra startups inovadoras no varejo

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    “Venda é sobre confiança”, diz Thiago Concer, em evento da Entidade

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Comércio de Porto Alegre discute prioridades com vereadores eleitos para 2025-2028

    Veja mais