Fabiano Zortéa destaca a importância do cliente em palestra no Conectar Hub

Atenção à nova geração de consumidor foi um dos destaques

Na manhã desta quarta-feira, Fabiano Zortea, especialista em estratégias de negócios do SebraeRS, palestrou no Conectar Hub, espaço de inovação do Sindilojas Porto Alegre, abordando um tema crucial para o varejo: fomento do varejo pós-enchente. De início, Zortea disse: “Apaixone-se pelo cliente, e não pelo seu produto”. Em sua apresentação, o especialista em varejo e consumo discutiu os principais desafios enfrentados por empresários na atualidade, como o aumento das vendas, o equilíbrio das finanças e a reconstrução dos negócios em um cenário econômico de recuperação.

Zortéa destacou que, apesar dos desafios, os empresários gaúchos estão otimistas, com quase 40% deles pensando em expandir suas operações nos próximos anos. Além disso, 52% dos empreendedores confiam em um futuro promissor para a economia, o que impulsiona planos de crescimento.

O Desafio das Novas Gerações

Outro ponto de destaque foi a análise sobre a Geração Z, que será responsável por 50% do potencial de consumo até 2027 e representará 27% da força de trabalho até 2026. Zortéa ressaltou que o principal desafio para o varejo físico é fazer com que o cliente queira ir à loja, pois, atualmente, tudo pode ser feito online. Ele também mencionou o papel da Geração Alpha, que, embora ainda não consuma diretamente, tem grande influência nas decisões de compra familiares.

Sustentabilidade e Empatia Digital como Diferenciais

O palestrante enfatizou que a sustentabilidade é uma prioridade para as novas gerações de consumidores. Além disso, ele destacou a importância da empatia digital como uma forma de acelerar vendas, apontando que a capacidade de imaginação e expressão serão habilidades cada vez mais valorizadas tanto nas interações digitais quanto físicas.

Para ele, nenhuma tecnologia pode substituir a experiência do contato físico. Embora 85% das vendas no país ainda aconteçam em lojas físicas, o desafio é criar motivos para que os consumidores escolham ir até as lojas, como a oportunidade de testar produtos, retirar ou devolver compras, e aproveitar promoções exclusivas.

O Futuro do Varejo: Eficiência e Conexão

Zortéa encerrou sua palestra abordando a agenda do varejo para os próximos anos, que deve focar em novos consumidores, sustentabilidade e uma demanda híbrida cada vez maior. Ele destacou a importância de lojas menores, mais eficientes e conectadas à comunidade, bem como a ampliação dos canais de vendas, que devem integrar o físico e o digital para atender às expectativas de conveniência dos consumidores.

Por Rodrigo Bussolin

Veja também

    Noticias

    Pequenos negócios podem inovar com estratégias simples, destaca palestrante do C...

    Veja mais
    Noticias

    Diretoria discute temas jurídicos, econômicos e vê apresentação voltada ao be...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Sindilojas Porto Alegre faz pesquisa para identificar o que os aposentados pretend...

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    De NY a POA: uma das autoridades mais requisitadas do varejo mundial será uma das...

    Veja mais