Comércio de Porto Alegre discute prioridades com vereadores eleitos para 2025-2028
Entidades do setor de comércio de bens e serviços de Porto Alegre apresentam Agenda Institucional aos vereadores eleitos
Lideranças do setor de comércio de bens e serviços de Porto Alegre se reuniram na noite desta segunda-feira, 18, com os vereadores eleitos para a próxima legislatura a fim de debater desafios e propor ações conjuntas em segurança, infraestrutura, turismo e desenvolvimento econômico.
Segurança Pública e Governança e investimentos
Tarcísio Pires, vice-presidente do Sindilojas Poa fez a abertura do encontro e destacou a necessidade de garantir eficiência das forças policiais e segurança jurídica para comerciantes. Lembrou a importância do comércio e que esse setor desempenha um papel vital na economia local.
Por sua vez, Suzana Vellinho, presidente da ACPA (Associação Comercial de POA) colaborou em sua fala sob o foco de que as entidades são fundamentai para construírem um ambiente favorável ao setor, incluindo ações preventivas contra novas enchentes, por exemplo. Cobrou um investimento e atenção a este tema.
Desenvolvimento Econômico
Irio Piva, presidente da CDL-Poa falou sobre a agenda institucional voltada ao fortalecimento dos negócios, priorizando melhorias em infraestrutura e mobilidade urbana. Ele também destacou a necessidade de apoio legislativo às micro e pequenas empresas, que enfrentam desafios tributários e de governança.
Turismo e Comércio local
Já o presidente do Sindha (Sindicato de Hospedagem e alimentação de Poa), Paulo Geremia, reforçou o potencial de Porto Alegre como destino turístico estratégico e pilar econômico por meio da hospitalidade, gastronomia e comércio. Ele defendeu o fortalecimento do turismo com parcerias público-privadas, incentivos fiscais e ampliação de iniciativas voltadas ao empreendedorismo.
Contribuições Legislativas
Os vereadores eleitos que estiveram presentes foram: Comandante Nádia, Mariana Lescano, Giovani Culau e Rafael Fleck. Em suas falas, apresentaram propostas para apoiar o comércio. O encontro reforçou o compromisso das entidades e do poder público com soluções integradas que promovam o desenvolvimento sustentável e a competitividade do comércio em Porto Alegre.