O poder dos relacionamentos: social selling
“Vender” valor e conquistar autoridade por meio de interações autênticas
Não há novidade em usar canais como redes sociais, sites, e-mails e mecanismos de busca, para promover um produto, serviço ou marca. Um olhar mais apurado sobre o que os usuários valorizam no conteúdo publicado em plataformas como Facebook, Instagram, TikTok e LinkedIn, no entanto, revela um campo de ação para o marketing digital que seus outros canais não propiciam e que pouco tem a ver com vender diretamente aquilo que uma empresa, marca ou negócio faz ou produz.
Nas redes sociais estão os relatos, as demonstrações, os comentários que podem solucionar ou apontar as soluções para as demandas reais do dia a dia. E essas interações genuínas no ambiente on-line têm impacto nas decisões de compra. E é aqui que o social se liga ao selling. “As pessoas estão cansadas de receber ofertas de características de produtos”, afirma Fabiano Zortéa, especialista em Varejo e Consumo no Sebrae RS. “Elas esperam que as marcas tenham a sensibilidade de oferecer conhecimento, entretenimento, alternativas para melhorar a vida delas. Depois que se conquista este espaço de ser útil para alguém, aí tenho uma chance muito mais poderosa de ofertar o produto”, explica.
A conquista deste lugar de referência, autoridade, confiança e simpatia…
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