Artigo: Estruturando o futuro
O “dinheiro novo” injetado nas cidades costuma estar associado a setores como o turismo e à realização de grandes eventos
Um dos maiores desafios para as cidades é como atrair o chamado “dinheiro novo”. Esse dinheiro é aquele que não faz parte da circulação normal de valores, como o pagamento de salários e o consumo diário das pessoas.
Nas capitais, o “dinheiro novo” costuma estar associado a setores como o turismo e à realização de grandes eventos. Sobre esse último tópico, ao atrair visitantes e expositores, esses eventos geram impactos iniciais em setores como hotelaria, gastronomia e transporte, que, por sua vez, reverberam no comércio local.
No contexto do varejo, o aumento na circulação de turistas intensifica o consumo em setores adjacentes, impulsionando o comércio. Logo, eventos de grande porte geram um duplo ciclo ao ativar a cadeia econômica. Primeiramente, no consumo direto do evento e dos visitantes, que buscam o comércio local. Assim, quem nos visita e gosta do que vê, vira um embaixador da cidade, estimulando os demais a nos visitarem.
O segundo ciclo advém do aquecimento da economia, quando as estruturas de recepção de visitantes passam a contratar mão de obra local, aumentando a renda e a capacidade de consumo. Quando essas estruturas aumentam suas contratações para atender à nova demanda, gera-se uma redistribuição econômica que eleva o poder de compra local.
Um dos exemplos de Porto Alegre é a realização do South Summit. Em 2024, mais de 90% da rede hoteleira foi ocupada durante o evento, atraindo mais de 23 mil visitantes e injetando milhões de reais na economia.
Em 2025, a 11ª FBV irá representar um novo salto para a cidade, por meio da parceria entre Sindilojas Porto Alegre e Sebrae-RS, com a realização de um dos maiores eventos de empreendedorismo do Brasil.
Com isso, não só as estruturas diretas que envolvem a realização desses eventos serão beneficiadas, mas todos os ciclos econômicos da nossa cidade irão prosperar a partir do crescimento e do fortalecimento de Porto Alegre como um destino para turismo e para grandes eventos. Clique aqui e leia o artigo na versão online.
Diana Lienert
Gerente de marketing do Sindilojas Porto Alegre
Artigo veiculado no Jornal Zero Hora / 28.11.24