Comitiva do Sindilojas POA vivencia experiências inovadoras no varejo global
Lojas referência em Nova Iorque marcam o fim da NRF 2025
A comitiva do Sindilojas Porto Alegre, liderada pelo presidente Arcione Piva, embarcou para Nova Iorque em uma imersão intensa na NRF 2025, o maior evento global de varejo. A equipe, composta também pelo vice-presidente Tarcísio Pires, a gerente de comunicação e marketing Diana Lienert, a gerente do Hub de Inovação Leticia Gedrat, e o diretor Pedro Sasso, realizou cinco dias de intensa programação, incluindo palestras, feira e visitas técnicas a lojas de referência selecionadas pelo Sebrae RS.
Destaques das visitas técnicas
1. The Real Real
Pioneiro no mercado de luxo de segunda mão, o varejo aposta na economia circular e possui mais de 34 milhões de clientes. A loja, que inicialmente começou com um pop-up, surpreende com uma experiência sensorial adaptada para diferentes gerações, em um ambiente sofisticado e agradável.
2. Ray-Ban
Em colaboração com a Meta, apresentou os óculos inteligentes que integram funcionalidades como tirar fotos, ouvir músicas e participar de videochamadas, sem a necessidade de outros dispositivos. Um exemplo de inovação tecnológica no setor.
3. Dyson
Inspirada em um museu, a loja da Dyson combina design e inovação tecnológica, permitindo que os clientes testem produtos no local e compreendam plenamente suas funcionalidades.
4. Tesla
Mais do que uma loja, é um reforço de marca. A Tesla aposta na automação e robótica, com ênfase na interação e no senso de comunidade. Apesar de não realizar vendas de veículos na loja, oferece um espaço para test drives e experiências envolventes.
5. Starbucks Reserve Roastery
Uma verdadeira experiência sensorial. A loja destaca o processo de produção de café, com tubos transportando os grãos torrados até os baristas. A união de inovação, design aromático e visual cria uma experiência imersiva e inovadora para o consumidor.
6. Google Headquarter
O escritório da gigante da tecnologia enfatiza o papel da inteligência artificial (IA) no varejo, apresentando análises sobre plataformas de e-commerce, como em eventos de alto impacto, como a Black Friday. A sede também oferece um espaço para master classes e demonstrações de pesquisa avançada.
Reflexões e aprendizados
Durante os cinco dias em Nova Iorque, a comitiva do Sindilojas POA destacou a importância de experiências imersivas, inovação tecnológica e sustentabilidade como diferenciais competitivos. O evento também reforçou o papel da colaboração e adaptação como estratégias essenciais para enfrentar as demandas de um mercado em constante transformação.