Café com Lojistas: tendências do varejo e insights da NRF 2025
Elifas de Vargas interagiu e trouxe muito conteúdo aos lojistas presentes
O Sindilojas Porto Alegre realizou a 1ª edição do Café com Lojistas de 2025, trazendo um panorama das principais tendências do varejo e os aprendizados da NRF 2025, maior evento global do setor, realizado em Nova Iorque. Com mais de 175 palestras e 1.000 expositores, a NRF destacou inovações que estão moldando o futuro do comércio.
Tecnologia, Experiência do Cliente e Hiperpersonalização
Durante o evento, foram debatidas estratégias para aprimorar a experiência do consumidor, com destaque para o conceito de Supermercado Aldi, nos EUA, que facilita as compras por meio de tecnologias, como códigos de barras enorme, facilitando a leitura do mesmo para que o cliente saiba o preço do produto. Isso é pensar na experiência do consumidor, relatou Elifas.
Outro tema abordado foi o impacto da Inteligência Artificial no varejo. Comparando com a revolução da internet na década de 1990, especialistas reforçaram que a IA veio para melhorar processos, otimizar tempo e permitir que os lojistas foquem em criatividade e inovação.
A hiperpersonalização também se destacou como tendência essencial para o varejo. Ferramentas como aplicativos de recomendações baseados em preferências individuais estão transformando a forma como os consumidores interagem com as marcas.
O Valor da Loja Física e a Emoção no Atendimento
Apesar do avanço digital, o varejo físico segue fundamental. A interação olho no olho continua sendo um diferencial competitivo, mas exige que a loja ofereça algo significativo ao cliente. O exemplo da Foot Locker, com vendedores apaixonados pelo produto e pelo atendimento, ilustra como a conexão humana pode impactar as vendas.
O conceito de Slow Retail também foi discutido, ressaltando que o diferencial do comércio físico está no atendimento de qualidade e na experiência emocional que proporciona. O palestrante trouxe o seu veredito sobre o tema. “As facilidades digitais vieram para dar tempo às pessoas pensarem, não para automatizar tudo
Marketing e Presença Digital
Outro ponto crucial foi a importância de ser visto e lembrado no ambiente digital. A repetição é essencial para construir uma audiência fiel. Saber onde está seu público e em quais redes sociais ele mais interage é um diferencial para engajar e atrair clientes.
Com uma abordagem que une tecnologia, experiência e conexão humana, o Sindilojas POA segue promovendo iniciativas que ajudam os lojistas a se adaptarem e se destacarem no varejo atual.