Café com Lojistas: tendências do varejo e insights da NRF 2025

Elifas de Vargas interagiu e trouxe muito conteúdo aos lojistas presentes

O Sindilojas Porto Alegre realizou a 1ª edição do Café com Lojistas de 2025, trazendo um panorama das principais tendências do varejo e os aprendizados da NRF 2025, maior evento global do setor, realizado em Nova Iorque. Com mais de 175 palestras e 1.000 expositores, a NRF destacou inovações que estão moldando o futuro do comércio.

Tecnologia, Experiência do Cliente e Hiperpersonalização

Durante o evento, foram debatidas estratégias para aprimorar a experiência do consumidor, com destaque para o conceito de Supermercado Aldi, nos EUA, que facilita as compras por meio de tecnologias, como códigos de barras enorme, facilitando a leitura do mesmo para que o cliente saiba o preço do produto. Isso é pensar na experiência do consumidor, relatou Elifas.

Outro tema abordado foi o impacto da Inteligência Artificial no varejo. Comparando com a revolução da internet na década de 1990, especialistas reforçaram que a IA veio para melhorar processos, otimizar tempo e permitir que os lojistas foquem em criatividade e inovação.

A hiperpersonalização também se destacou como tendência essencial para o varejo. Ferramentas como aplicativos de recomendações baseados em preferências individuais estão transformando a forma como os consumidores interagem com as marcas.

O Valor da Loja Física e a Emoção no Atendimento

Apesar do avanço digital, o varejo físico segue fundamental. A interação olho no olho continua sendo um diferencial competitivo, mas exige que a loja ofereça algo significativo ao cliente. O exemplo da Foot Locker, com vendedores apaixonados pelo produto e pelo atendimento, ilustra como a conexão humana pode impactar as vendas.

O conceito de Slow Retail também foi discutido, ressaltando que o diferencial do comércio físico está no atendimento de qualidade e na experiência emocional que proporciona. O palestrante trouxe o seu veredito sobre o tema. “As facilidades digitais vieram para dar tempo às pessoas pensarem, não para automatizar tudo

Marketing e Presença Digital

Outro ponto crucial foi a importância de ser visto e lembrado no ambiente digital. A repetição é essencial para construir uma audiência fiel. Saber onde está seu público e em quais redes sociais ele mais interage é um diferencial para engajar e atrair clientes.

Com uma abordagem que une tecnologia, experiência e conexão humana, o Sindilojas POA segue promovendo iniciativas que ajudam os lojistas a se adaptarem e se destacarem no varejo atual.

Veja também

    Cursos e eventosNoticias

    Feira Brasileira de Varejo terá rodadas de negócios inéditas com pequenas indú...

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para as obras do centro nesta semana

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA marca presença na posse do novo comandante do CPC

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Curso “O Cliente no Digital – Como Identificar Melhor o seu Público e Vender ...

    Veja mais