Três estratégias para o varejo funcionar e performar junto aos clientes hoje, segundo Fabiano Zortéa

Observar para manter a relevância no cenário atual é um dos cuidados que se deve ter

Durante sua participação na FBV 2025, o especialista em varejo Fabiano Zortéa destacou os principais movimentos que os empreendedores precisam observar para manter a relevância no cenário atual. Segundo ele, o sucesso nas vendas está cada vez mais ligado à capacidade das marcas de entender o comportamento do novo consumidor, utilizar tecnologias como a inteligência artificial e estabelecer conexões afetivas genuínas com o público.

  1. Observar os novos sinais de consumo: “Não é só olhar a faixa etária, mas entender um pouco mais aprofundada quais são as emoções dos clientes para os quais se quer vender e adaptar a narrativa para chamar atenção do consumidor e ser mais relevante a partir daí”.
  2. Utilizar a inteligência artificial: “A IA já está ajudando muita gente a vender melhor, a poder ter um script mais interessante, a estudar mais sobre comportamento de consumo, a ter ganhos de eficiência operacional e ser mais produtivo”.
  3. Conexão de forma afetiva: “É o grande caminho pelo qual as marcas estão atraindo a atenção dos seus clientes e vendendo mais. Como é que se faz isso? Sendo autêntico, dando um senso de pertencimento e estando presente na comunidade para a qual você vende. Dessa forma, há chance muito maior de ter fluxo bom e fazer com que o varejo venda mais nos próximos meses”.

Veja também

    Noticias

    Sindilojas POA assina manifesto pela regulação das Bets

    Veja mais
    Noticias

    Espaço de encontros e conexões

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre projeta crescimento expressivo no varejo natalino de Porto...

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA lança Centro de Monitoramento Econômico do Varejo para apoiar dec...

    Veja mais