“Moda e negócios dão a tônica de histórias inspiradoras na FBV 2025”

Palestras movimentaram os diferentes palcos da feira durante o segundo dia de programação

Crédito: Studio Prohub

Histórias de empreendedores de sucesso, que buscam construir e consolidar suas marcas a partir de um propósito diferenciado, foi o tom de algumas das palestras que lotaram os palcos da Feira Brasileira do Varejo (FBV) nesta quinta-feira (22/05), no segundo dia de programação. Realizado pelo Sindilojas Porto Alegre e Sebrae RS, o evento segue até esta sexta-feira (23/05), no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre.

O escritor e comunicador de sustentabilidade e comportamento, André Carvalhal, falou para um auditório lotado, no Palco Negócios, sobre “moda com propósito”. Depois de trabalhar para grandes nomes da área, ele desenvolveu uma metodologia de construção de marca com propósito. “Não é à toa que vemos negócios abrindo e fechando a todo momento, porque muitas das ideias não se conectam com as pessoas. Quanto mais sentido a gente coloca naquilo que vamos criar, maior é a chance de desenvolver algo único”, destacou Carvalhal.

Mulheres empreendedoras

No palco Pequenos Gigantes, três empresárias gaúchas compartilharam os desafios e aprendizados que as tornaram referência em suas áreas de atuação, durante a edição especial de varejo do “Histórias que Inspiram”, iniciativa organizada pelo Sebrae. O painel foi mediado pela CEO e sócia da Numerik, Débora Chagas.

Uma das participantes foi Cris Boaretto, proprietária da Cris Boaretto Alfaiataria, que começou sua história como empreendedora vendendo blazers na rua. Depois de criar uma loja de uniformes e levar artifícios da alfaiataria para o negócio, Cris avançou para um processo de profissionalização, com apoio do Sebrae RS. A guinada na carreira de empreendedora veio a partir de insights obtidos durante a participação em três NRFs, maior feira global do varejo, que ocorre anualmente em Nova Iorque. “A alfaiataria tem muito sobre ajudar a comunicar a imagem, a essência e a personalidade das pessoas. Fazer moda é sobre isso, é agregar algo para a vida das pessoas”, disse a empresária que hoje tem duas lojas em Porto Alegre e um e-commerce.

Outra painelista foi a diretora financeira da empresa familiar Madel Forros e Divisorias Ltda, Vanessa Bizotto. Vanessa conta que nasceu e cresceu ouvindo ensinamentos sobre empreendedorismo do seu pai. Ela ingressou na empresa em 2000, adquirindo conhecimento dos diversos setores. Em 2024, assumiu a presidência da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção de Porto Alegre (Acomac), sendo a segunda mulher na história da instituição a ocupar esse cargo. “As mulheres têm toda a capacidade para ocupar lugares como esse e estar dentro da da associação me trouxe um olhar diferente para aplicar dentro da minha própria empresa”, enfatizou Vanessa.

Outra empreendedora que compartilhou sua jornada com o público foi Michele Weber, CEO da Sorora Game Studio e Diretora Executiva da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul (ADJogosRS). Fundada em 2021, a Sorora é formada por mulheres. “O setor de games sempre foi majoritariamente masculino e começamos a plantar essa semente de sensibilizar as empresas de games a ter equipes mais plurais. Hoje, já temos visto frutos dessa nossa sensibilização”, destacou.

A FBV 2025 conta com parceiros em diferentes categorias. 

São patrocinadores: Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) – Patrocinador Diamante; Caixa Econômica Federal e Governo Federal – Patrocinador Ouro; Sicredi e Governo do RS – Patrocinadores Prata; Banrisul e Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL) – Patrocinadores Bronze.

Demais patrocinadores: Prefeitura de Gravataí, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul S.A, (BADESUL),  PagBank, Conselho Regional de Administração (CRA RS), Banco do Brasil.

Apoio: Fecomércio RS, Core, TOTVS, Prefeitura de Santa Maria e Prefeitura de Porto Alegre.

Media Partner: Grupo RBS.

SERVIÇO

O que: 11ª Feira Brasileira do Varejo

Quando: 21 a 23 de maio (quarta a sexta-feira)

Onde: Centro de Eventos da Fiergs (Avenida Assis Brasil, 8787 – bairro Sarandi – Porto Alegre)

Horário: 10h às 19h

Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/fbv-feira-brasileira-do-varejo-2025/2071132?referrer=feirabrasileiradovarejo.com.br

Mais informações: https://feirabrasileiradovarejo.com.br/

 

Veja também

    Noticias

    De olho no futuro do varejo, Lee Peterson enaltece as oportunidades das lojas e ma...

    Veja mais
    Noticias

    Influenciador Jorginho dá aula de empreendedorismo na FBV

    Veja mais
    Noticias

    Conectar Hub: universo de soluções inovadoras para o varejo físico

    Veja mais
    Noticias

    FBV 2025 é oficialmente aberta em Porto Alegre

    Veja mais