Atalhos inteligentes
Mentoria e networking são pilares estratégicos de negócios
Ambientes colaborativos são ganha-ganha. A troca constante de informações permite empregar soluções mais rápidas e assertivas, afinal, num mesmo segmento, os desafios e as dores enfrentados por empreendedores são muito semelhantes. É neste cenário que o networking e a mentoria se tornam relevantes como estratégia para a sobrevida e a boa performance de negócios, especialmente os pequenos e médios.
Para Daniela Machado, analista de Articulação de Projetos do Sebrae/RS, fazer networking impacta diretamente no crescimento, na inovação e na sustentabilidade do negócio, além de acelerar a curva de aprendizados. Isso devido ao compartilhamento de vivências, erros e acertos. “Nada melhor que não errar através dos erros dos outros, né? Brincadeiras à parte, o networking é o melhor formato para entender o que funciona ou não em outros negócios que estão na mesma atuação”, resume. Segundo ela, o passo seguinte é cocriar ações em conjunto, descontos cruzados, eventos, campanhas em parcerias. “Tudo isso ajuda a criar fluxo ou reduzir custos que impactam nas principais dores dos varejistas: fluxo e vendas”, observa. Ter uma boa rede de contatos é uma fonte constante de oportunidades. A busca por ela…
Para ler toda essa matéria, clique aqui e tenha acesso a essa e demais matérias na revista Conexão Varejo, edição 175.