Pesquisa Mensal do Comércio – Novembro de 2025 | Rio Grande do Sul

No varejo restrito, o volume de vendas cresceu 2,2% em relação a outubro

Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio de novembro de 2025 indicam uma recuperação consistente do comércio varejista gaúcho no final do ano. No varejo restrito, o volume de vendas cresceu 2,2% em relação a outubro, com ajuste sazonal, o melhor resultado mensal de 2025 no estado, impulsionado pelo período sazonal de maior consumo, como Black Friday, pagamento do 13º salário e proximidade do Natal.

Nas comparações de médio e longo prazo, o setor também apresentou melhora. Houve alta de 0,3% na comparação com novembro de 2024, crescimento de 2,5% no acumulado do ano e avanço de 2,8% nos últimos 12 meses, o maior patamar desde o período pós-pandemia. Os números sinalizam aceleração do varejo gaúcho após meses de desempenho mais fraco.

No varejo ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, a recuperação foi mais moderada. A alta mensal foi de 0,9%, mas houve recuo de 3,4% na comparação anual, refletindo a sensibilidade desses segmentos às condições de crédito. Ainda assim, o acumulado do ano ficou positivo em 1,4%.

Na comparação com o Brasil, o Rio Grande do Sul acompanhou o crescimento mensal, mas segue abaixo da média nacional nas variações acumuladas, indicando uma retomada mais gradual ao longo de 2025.

De forma geral, novembro marcou um ponto de inflexão positivo para o comércio gaúcho, com sinais de retomada mais firme no varejo de bens de consumo e perspectiva de início de 2026 com maior dinamismo, ainda que em um cenário de cautela.

Por Rodrigo de Assis

Veja também

    Noticias

    De feira a loja coletiva

    Veja mais
    Noticias

    Futuro do varejo é intergeracional, aponta especialista da WGSN na NRF 2026

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Contratações seguem seletivas, mas efetivação de temporários cresce no varejo...

    Veja mais
    Noticias

    Diretoria do Sindilojas Porto Alegre abre calendário de reuniões em 2026

    Veja mais