10 dicas de segurança para quem mora em grandes cidades

Mesmo com a presença de policiais e viaturas da Brigada Militar pelas ruas, é importante que as pessoas tomem algumas precauções e fiquem atentas ao que acontece ao seu redor para evitar desconfortos com furtos ou assaltos. Pensando nisso, o Sindilojas Porto Alegre separou algumas dicas de segurança que podem contribuir para a prevenção desses acontecimentos. Confira:

1.Evite aglomerações: Apresentações de artistas de rua e afins atraem um grande número de pessoas. Com o público distraído, os “batedores de carteira” se infiltram e cometem os furtos;

2.Evite carregar grandes quantias em dinheiro: Se houver necessidade de levar um grande volume de dinheiro, divida a quantia e guarde-a em partes separadas da roupa. Contudo, não utilize os bolsos traseiros para guardar celulares, dinheiro e documentos. Outra dica é abrir carteiras e bolsas apenas em ambientes fechados ou estabelecimentos comerciais;

3.Documentos: Não ande com todos os seus documentos ou todos os seus cartões de crédito, se não houver extrema necessidade;

4.Cuidados com a bolsa, pasta ou mochila: Ao caminhar, mantenha sua bolsa ou mochila a sua frente. Procure mantê-la sempre firme entre o braço e o corpo, com a mão sobre o fecho e posicionada do lado da calçada;

5.Evite caminhar sozinho à noite: Após o trabalho, aula ou festa espere pela companhia de um amigo para saírem juntos;

6.Se sair sozinho: Procure sempre ficar no centro da calçada e na direção contrária ao trânsito. Fica mais fácil perceber a aproximação de um veículo ou indivíduo suspeito;

7.Uso de celulares: Para aumentar a segurança, evite andar falando ao celular ou mandando mensagens de texto. O uso de aparelhos tecnológicos em vias públicas diminui a atenção do pedestre, tanto para o trânsito, como para as situações ao seu redor. Colocar seu dispositivo em modo vibratório ou silencioso também ajuda a não chamar a atenção;

8.Objetos de valor: Previna-se de roubos não ostentando objetos de valor como relógios, joias, pulseiras, celulares, tabletes, colares, etc, enquanto caminha pela rua;

9.Cuidados em vias públicas: Em ruas escuras ou desertas, evite dobrar a esquina junto de muros ou paredes, prefira o centro da rua. Se estiver perdido ou precisar de informações, peça orientações a comerciantes ou ligue para o 190. Outra sugestão é evitar cortar caminho por becos, vielas, ruas desconhecidas, terrenos, construções, etc;

10.Transporte coletivo: Vai pegar ônibus ou o trensurb? Evite paradas desertas e mal iluminadas, procure ficar perto de outras pessoas, principalmente à noite;

Se sentir que está sendo seguido, entre em algum estabelecimento comercial ou atravesse a rua. Se você for assaltado, não reaja nem faça movimentos bruscos. Entre em contato com a Brigada Militar pelo 190 e faça o relato dos acontecimentos.

Além de tomar essas medidas preventivas, você pode acessar o site Onde Fui Roubado e evitar transitar por áreas com alto índice de roubos. A plataforma foi criada de forma colaborativa para mapear furtos, roubos e outras incidências em diversas cidades do Brasil. Os registros são feitos de forma anônima e o site permite compartilhar essas informações em redes sociais como Facebook e Twitter.

Conheça a plataforma

Fonte: Sindilojas Porto Alegre