10 dicas para o comércio conseguir vender mais e melhor

O dia dos pais é uma data bastante importante para o Comércio Varejista

Embora o setor de comércio varejista de modo geral saiba do potencial de vendas no período que antecede o dia dos Pais, muitas lojas não tem aproveitado corretamente este momento e acabam por perder várias vendas.

Um exemplo bem básico disso é o foco da divulgação, onde muitos lojistas acabam focando na divulgação para os pais, onde na realidade o foco da divulgação deve ser para os filhos, com apelo emocional incentivando os mesmos a comprarem presentes para seus pais. É algo básico, mas muitos lojistas não percebem este simples erro.

Aproveite este período para aumentar suas vendas para o dia dos pais, conquistando e retendo novos clientes.

Pensando nisso, elaboramos 10 dicas que podem ajudar sua loja a aumentar suas vendas para o dia dos pais.

1 – Promova nas redes sociais: escreva um texto sobre o dia dos pais, da importância dos pais, para que haja interação com sua loja e consequente divulgação. É uma mídia relativamente barata que tem trazido bons resultados.

2 -E-mail marketing: segmente seu cadastro, filhos (adultos) costumam comprar produtos mais caros para seus pais, filhos mais novos fazem escolhas mais baratas, assim como há distinção nas aquisições de homens e mulheres. Pense num bom conteúdo, com apelo sentimental direcionando acesso ao seu site e loja física. E-mail marketing ainda é uma das melhores opções na relação custo x benefício para as empresas, mas para um bom retorno, é importante segmentação do público alvo.

3 – Kits promocionais: as pessoas gostam de conjuntos prontos como um combinado. Faça kits por faixa de preço, motivos, facilitando a vida de seus clientes. Clientes com dúvida sentem segurança na compra com opções de kits.

4 – Vale presente: facilite a vida de quem tem insegurança ou não sabe o que comprar, onde mesmo após você apresentar sugestões e mesmo tendo kits promocionais, o cliente ainda não sabe o que comprar. Com vale presente, você fará sua venda e quem sabe até conquistar um novo cliente, que é o pai vindo trocar seu vale. Um vale presente pode trazer mais vendas na sequencia. Além disso, muitas vezes as esposas (dos pais) acompanham os seus maridos que ganharam o vale presente, e estas também podem ser potenciais compradoras de sua loja. Pense nisso!

5 – Investir na vitrine: uma vitrine tem 30 segundos para provocar o interesse, despertar o desejo e levar à ação. Ouse na composição da vitrine, mas evite excessos para não gerar poluição visual. Pense também na fachada de modo geral, explore a área frontal da loja, não apenas a vitrine, use se possível muros, paredes, luminosos. Valorize o significado do dia dos pais utilizando o espaço com criatividade.

6 – Layout: pense no layout a partir da porta de entrada e evite obstáculos e bloqueios visuais. Uma livre circulação permite visão ampla da loja aos clientes.

7 – Atendimento geral: facilite a circulação dentro da loja. Organize a fila de pacote, preocupe-se com o(s) caixa(s), faça um check-list dos equipamentos antes de abrir o estabelecimento. Não se esqueça das embalagens, tenha embalagens pré-prontas para facilitar pacote e se possível embalagens em alusão ao dia dos pais.

8 – De incentivos aos seus vendedores: surpreenda sua equipe com ganhos extras para o período, algo não esperado por eles que gere mais motivação para vendas.

9 – Brindes: um brinde alegra, promove, facilita a venda e ainda faz o cliente carregar sua marca onde ele esteja. Pense também em vantagens extras, como por exemplo desconto para compras acima de determinado valor, é uma ótima maneira de atrair mais clientes.

10 – Extensão de horário: preste atenção, talvez seja necessário estender o horário de sua loja neste período. Muitas pessoas querem presentear seus pais, mas devido outros compromissos como trabalho por exemplo, não conseguem muitas vezes ir nas lojas nos horários tradicionais. Devido bom volume de vendas que o dias dos pais proporciona, vale a pena estender o horário no período que o antecede.

 Não se esqueça que para uma boa gestão de sua loja é fundamental o uso de um bom Software para Lojistas, que traga confiabilidade nas informações, rapidez nas vendas, auxilio na tomada de decisões.

 Estas são apenas algumas dicas que podem lhe ajudar, use sua criatividade, pense a respeito, dedique tempo para isso, com certeza boas ideias surgirão. Aproveite este momento que você tirou para pensar em como melhorar suas vendas.

Fonte: CB Sistemas

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