13º salário aquece o varejo na Black Friday

Compras via crédito ou à vista utilizando parcela já paga do 13º salário serão realizadas por 58% dos consumidores durante a Black Friday

Boa parte das compras de Natal deste ano será antecipada e isso tem data para ocorrer, no dia 24 de novembro, durante a Black Friday. É o que aponta pesquisa do Mercado Livre e do Ibope Conecta. Metade dos entrevistados pelas instituições afirmam ter intenção de antecipar boa parte das compras de natal para o último fim de semana de novembro utilizando o 13º salário.

A pesquisa afirma ainda que 58% das pessoas que vão às compras na Black Friday gastarão o que receberam ou receberão de 13º salário, via crédito ou compras à vista. Exatamente metade dos que vão às compras gastarão apenas uma parte do que receberam, enquanto 8% afirmam ter a intenção de usar 100% do 13º salário já na Black Friday. Os que não usarão nem um único centavo somam 42%.

A pesquisa entrevistou 1007 pessoas entre 11 e 17 de novembro. Quase todos aqueles que confirmaram que vão às compras na Black Friday afirmam ter feito planejamento financeiro e não gastarão impulsivamente (93%). Entre os entrevistados, 40% comprarão três produtos ou mais, o maior percentual relacionado a número de presentes.

Maioria usará mais de R$ 500 do 13º salário

A maior parte dos consumidores (38%) que declaram intenção de ir às compras nesta sexta-feira afirmam que gastarão de R$ 500 a R$ 2mil. Confira o número de consumidores relacionados a cada faixa de gastos:

• Acima de R$2mil: 10%
  • De R$ 500 a R$2mil: 38%
  • De R$350 a R$500: 13%
  • De R$250 a R$350: 7%
  • De R$ 100 a R$250: 10%
  • Outros valores: 23%

Os preferidos na Black Friday

Os smartphones são os maiores objetos de desejo durante a Black Friday, como já vem acontecendo nos últimos anos. Eletrodomésticos, linha branca, moda e produtos da casa vêm na sequência. Confira a preferência do consumidor:

• Smartphones: 93%
  • Eletrodomésticos e Linha Branca: 88%