25° Fórum da Liberdade debate o tema 2037: que Brasil será o seu?

O evento, transmitido ao vivo pela internet pelo endereço www.forumdaliberdade.com.br, traz grandes lideranças nacionais e internacionais. Os prêmios Libertas e Liberdade de Imprensa foram entregues ao…

O evento, transmitido ao vivo pela internet pelo endereço www.forumdaliberdade.com.br, traz grandes lideranças nacionais e internacionais. Os prêmios Libertas e Liberdade de Imprensa foram entregues ao advogado Carlos Fernando Souto e ao presidente do Grupo RBS, Nelson Sirotsky.

Futuro, planejamento, empreendedorismo, economia, educação, corrupção e liberdade são alguns dos assuntos abordados no 25° Fórum da Liberdade. Já consagrado internacionalmente como um dos maiores eventos de debate e discussão de ideias da América Latina, o Fórum de 2012 tem como tema 2037: que Brasil será o seu?. Na solenidade de abertura, no final da tarde desta segunda-feira, 16 de abril, foram entregues os prêmios Libertas e Liberdade de Imprensa. O advogado Carlos Fernando Souto é o agraciado com o Prêmio Libertas, concedido aos empreendedores que se destacam no trabalho pela valorização dos princípios de economia de mercado e de respeito ao Estado de Direito democrático. Já o presidente do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, é o homenageado com o Prêmio Liberdade de Imprensa, conferido aos profissionais que preconizam a liberdade de imprensa e que se dedicam ao desenvolvimento do pensamento crítico.

Esta edição do Fórum conta com sete painéis. O primeiro painel (segunda-feira, dia 16 de abril, às 19h30min) traz um grande debate entre alguns dos principais especialistas brasileiros na área de gestão: Roger Agnelli, André Gerdau Johannpeter, Vicente Falconi e Guilherme Paulus, que irão abordar o tema central do evento 2037: que Brasil será o seu?.

O segundo painel (terça-feira, às 9h30) irá tratar sobre Empreendedores que fazem o futuro. Os debatedores serão o fundador e presidente da Mormaii, Marco Aurélio Raymundo (Morongo) e o fundador e diretor-geral da Junior Achievement Argentina, Eduardo Marty.

Portas de Acesso à Prosperidade é o tema do terceiro painel (terça-feira, dia 17 de abril, às 10h30min) do evento que terá o membro sênior do Instituto Cato e vice-presidente de programas internacionais da Atlas Economic Research Foundation, o norte-americano Tom Palmer, e o economista brasileiro Paulo Rabello de Castro.

O quarto painel (terça-feira, 14h) do Fórum terá debates sobre Lições do Mundo para o Brasil. Quem trará exemplos para o público será o jornalista e escritor peruano, Álvaro Vargas Llosa (filho do Nobel, Mário Vargas Llosa) e o diretor-geral do Instituto Bruno Leoni, o italiano Alberto Mingardi.

O quinto painel (terça-feira, 15h30) discutirá Corrupção e Desafios da Democracia Brasileira, tendo como participantes o fundador da Associação Contas Abertas, Francisco Gil Castello Branco Neto e o jurista Ives Gandra Martins.

Educação: obedecer, pensar ou criar? será o tema do sexto painel (terça-feira, 16h45min), que contará com as presenças da secretária de Educação do Rio de Janeiro, Cláudia Costin e do doutor em Filosofia e professor da Rockford College, nos Estados Unidos, Stephen Hicks.

O painel de encerramento do 25° Fórum da Liberdade abordará um tema polêmico: Drogas, Violência e Liberdade. Para debater o assunto o Fórum contará com o deputado federal e presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, Efraim Filho (DEM-PB) e com o presidente do Instituto Crack Nem Pensar, Marcelo Dornelles.

PRÊMIO LIBERDADE DE IMPRENSA

O Prêmio Liberdade de Imprensa é conferido aos profissionais que preconizam a liberdade de imprensa no Brasil e que se dedicam ao desenvolvimento do pensamento crítico. Já foram agraciados os jornalistas Gilberto Simões Pires, Carlos Alberto Sardenberg, Roberto Civita, Marcel Granier e Yoani Sánchez. O 25° Fórum da Liberdade presta homenagem ao presidente do Grupo RBS, Nelson Sirotsky. Filho do fundador da RBS, Maurício Sirotsky Sobrinho, Nelson Sirotsky está hoje à frente da empresa. Em 2004 assumiu a presidência da Associação Nacional de Jornais (ANJ), tendo presidido a entidade por dois mandatos. É diretor da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e presidente da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.

PRÊMIO LIBERTAS

O Prêmio Libertas é concedido aos empreendedores que se destacam no trabalho pela valorização dos princípios de economia de mercado e de respeito ao Estado de Direito democrático. Nesta 25ª edição do Fórum da Liberdade, o Prêmio será conferido ao advogado Carlos Fernando Souto. Já foram homenageados empresários de reconhecimento nacional, tais como Jorge Gerdau Johannpeter, Paulo Afonso Feijó, Anton Karl Biedermann, William Ling, Carlos Smith, Armínio Fraga Neto, Leônidas Zelmanovitz, Ricardo Ranzolin, Renato Malcon, Margaret Tse, Salim Mattar e Hélio Beltrão.

Mostras Culturais

Mostra Histórico-Cultural
Uma viagem ao longo das 24 edições do Fórum da Liberdade. É esta a intenção da Mostra Histórica Fórum da Liberdade – 25 anos de debates, que estará localizada no ambiente externo do salão de debates, no Centro de Eventos da PUCRS, com curadoria da jornalista Priscila Montandon. Iniciando em 1988, ano da primeira edição do Fórum da Liberdade, a Mostra reunirá informações históricas ocorridas durante os últimos 24 anos, tanto nos palcos dos Fóruns quanto fora dele, no Brasil e no mundo, e levará o espectador através dos anos até chegar a 2012. De qualquer ponto chega-se ao 25º Fórum da Liberdade. Um quarto de século em forma de uma grande teia de informações entrelaçadas e que, juntas, formam a história do Fórum da Liberdade. Através da Mostra, o espectador é convidado a reviver o passado e a mirar os próximos 25 anos.

Mostra Retratos de Expressão Brasil 2037
A Mostra de Arte que acontecerá durante o 25º Fórum da Liberdade, intitulada Retratos de Expressão Brasil 2037, tem curadoria de Mariana Camardelli, da Altos Eventos, e coordenação de Lisiane Pratti. A mostra tem o intuito de reunir diversos artistas de diferentes áreas para responderem à pergunta: “Qual será, na sua visão, o Brasil de 2037?”. Entre eles estão artistas visuais, fotógrafos, ilustradores e escritores, todos convidados a imaginar um pouco desse futuro e registrar na sua arte, por meio de um desenho, uma frase, um texto, uma fotografia, um vídeo. São 25 convidados que irão compor esse espaço especial dentro do Fórum da Liberdade de 2012, entre eles Xico Sá, Raul Krebs, Henrique Ogro Perrone, Marcelo Fubah e Fernando Dassan, Carina Levitan, Rafael Corrêa e Fernando Ribeiro.

Fórum da Liberdade
O Fórum da Liberdade é realizado pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE) desde 1988 e reúne, durante dois dias de evento, mais de 6 mil pessoas. Ao longo das 24 edições já realizadas, o Fórum reuniu mais de 60 mil participantes, 243 conferencistas, 6 chefes de Estado, 5 ganhadores do Prêmio Nobel de Economia, 103 acadêmicos e intelectuais, 21 ministros de Estado e 30 lideranças empresariais. Neste período, foram debatidos temas de cunho econômico, político e social, sempre com o intuito de apresentar à sociedade a opinião das diversas lideranças mundiais e, preponderantemente, abrindo espaço para a pluralidade de ideias. O Fórum alcançou reconhecimento e credibilidade nacional e internacional, através dos grandes conferencistas que reúne em Porto Alegre e da seriedade e dedicação colocada em cada atividade do evento. Entre os grandes nomes presentes em duas décadas do Fórum da Liberdade, já estiveram em Porto Alegre lideranças como: Almir Pazzianotto, Armando de La Torre, Armínio Fraga, César Maia, Ciro Gomes, Deepak Kumar Lal, Domingo Cavallo, Donald Stewart Jr, Douglass North, Felipe Larraín, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso, Gary Becker, Geraldo Alckmin, Guillermo Zuloaga, Henrique Meirelles, Henry Maksoud, Hernan Büchi, Hernando de Soto, James Buchanan, James Heckman, John Danilovich, Jorge Batle, Jorge Gerdau Johannpeter, José Maria Aznar, José Serra, Luiz Inácio Lula da Silva, Marco Maciel, Mário Vargas Llosa, Nelson Jobim, Paulo Castro, Paulo Renato Souza, Pedro Malan, Pedro Parente, Ricardo Murphy, Roberto Campos, Romero Rodrigues, Ruth Richardson, Vicente Fox, Walter Willians, entre outros nomes de mesma magnitude.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Na comparação com o Dia dos Namorados de 2023, 17% dos lojistas dizem ter vendid...

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra no Centro da capital

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Créditos do BNDES: empresário, você tem acesso a este recurso

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Sondagem do Sindilojas POA prevê Dia dos Namorados tímido para o comércio na ca...

    Veja mais