3 em cada 10 empresários enxergam ampliação dos negócios para 2018

Expectativa está pautada principalmente na redução da crise; aquisição de crédito é vista como enorme risco pelos empresários, mesmo com a redução dos juros

Quase um terço dos empresários brasileiros, ou 28%, veem ampliação dos negócios em 2018, segundo pesquisa do SPC Brasil e da CNDL. O relatório aponta também que apenas 16% das empresas desejam lançar novos produtos ou serviços no mercado neste ano.

Em relação à percepção do empresariado sobre o cenário econômico para 2018, o clima é de otimismo gerado por um sentimento de que a pior fase da crise já passou. Isso explica o fato de que 56% dos empresários estão animados com a possibilidade de melhorar o desempenho de suas empresas.

Apenas 8% dizem estar desanimados com o que promete 2018, enquanto 27% não sabem ainda se o ano reserva resultados positivos ou negativos. Em relação à manutenção do emprego, somente 6% dos donos de empresas acreditam na necessidade de realizar novas demissões neste ano.

No que diz respeito a tomada de crédito e realização de investimentos, o cenário é de cautela. Apenas 16% dos empresários planejam adquirir equipamentos e só metade disso, 8%, pretendem recorrer ao crédito. A ideia, para 22% dos empresários, é pagar contas à vista e evitar o endividamento. Outros 20% planejam investir em propaganda.

Como fechou 2017?

Para 21% dos donos de empresa, houve melhora do desempenho dos negócios na comparação com 2016. A percepção revela melhora de 6% no indicador em relação ao ano anterior, quando apenas 15% haviam notado acréscimo nos negócios. Para outros 40%, a situação permaneceu estável.

Fonte: Portal No Varejo