3 maneiras de atrair e fidelizar clientes após o Carnaval

Saiba como atrair e fidelizar clientes após o Carnaval é uma preocupação de muitos comerciantes

Atrair e fidelizar clientes após o Carnaval é uma preocupação de muitos comerciantes. Muita gente aproveita para aumentar vendas e se promover no mercado durante a festividade. No entanto, quando a folia acaba e o consumidor volta às atividades normais, é comum que haja uma redução no número de compras. Portanto, também é preciso se planejar para o pós-carnaval, com o objetivo de manter a clientela conquistada durante a festividade ou simplesmente de garantir o lucro no mês. Pensando nisso, a Euro Cartões reuniu três ideias que podem fazer diferença ao seu negócio nesta época do ano:

Ofereça descontos especiais
Após a festividade, os lojistas costumam ofertar produtos com grandes promoções para zerar os estoques (ou trocar de coleção, no caso do comércio de roupas). O objetivo é evitar prejuízos referentes à mercadoria parada, que não foi consumida entre as festas de fim de ano e o Carnaval.

Estas liquidações também servem para manter o número de vendas, que tende a cair após o feriado e aumentar somente nas semanas que antecedem o Dia das Mães. Em 2015, as promoções chegavam até 85%, iniciando na Quarta-Feira de Cinzas e se estendendo até o início de março.

A proposta é válida tanto para produtos quanto para serviços, pois dessa maneira é possível, inclusive, suprir a demanda de quem ganhou um dinheiro extra durante o Carnaval. Se você for um revendedor gráfico, por exemplo, ofereça descontos especiais para quem já é seu cliente. Neste momento, ele poderá estar mais aberto às compras por conta do lucro adquirido no feriado.

Aposte nos valores de produtos específicos
Não promova meros produtos. Entregue aos clientes valores associados à data. Se você trabalha com cosméticos, por exemplo, deixe em destaque itens que podem renovar a beleza depois da festa (shampoos para cabelos ressecados, hidratantes, entre outros). Caso você possua um restaurante, ofereça alimentos mais leves e sucos desintoxicantes para revigorar a energia do folião. Se seu negócio envolve o conserto ou venda de carros, proponha revisões para assegurar uma viagem segura.

Ano passado, a Heineken utilizou esta estratégia no pós-carnaval, distribuindo 200 packs com seis unidades da cerveja em um hotsite. A campanha Heineken Green Program tinha intuito de “recuperar o paladar” que “foi tão maltratado” nos quatro dias de farra. Com este discurso descontraído, o vídeo promocional propõe que em apenas seis passos (ou seis long necks) é possível resgatar o gosto por bebidas mais puras e sem aditivos.

Seguindo esta lógica, não apenas as marcas de cerveja podem se beneficiar no fim do feriado, mas também a maioria dos setores no mercado. Basta focar em produtos e abordagens que se encaixem no contexto, instigando assim o interesse pela compra.

Preocupe-se com o pós-venda
Agrade o seu consumidor de uma forma inesperada para fidelizá-lo. Brindes com a temática de Carnaval, por exemplo, podem relacionar as boas memórias do feriado com a identidade da marca. Uma ideia é utilizar sacolas de papel personalizadas para enviar amostras grátis junto à confetes e máscaras. Dessa forma, o cliente poderá guardar um pedacinho do Carnaval consigo, lembrando mais vezes da empresa/produto também.

Pense em formas diferentes de interagir com seus consumidores. Caso você tenha realizado alguma ação junto ao público-alvo durante a festividade, publique fotos exclusivas nas páginas oficiais da sua empresa. Facilite o compartilhamento dessas imagens pelos seus visitantes para atrair mais usuários.

Lembre-se ainda de investir na comunicação visual para qualquer ação que queria divulgar. Abuse das redes sociais, distribua flyers e insira banners ou cartazes no interior da loja.

Fonte: Blog Eurocartões 

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