4 vantagens de ensinar empreendedorismo às crianças

Os pequenos que começam cedo nos negócios aprendem a lidar melhor com o fracasso

Vender cacarecos para amigos, lavar o carro do tio, cuidar do gato do vizinho… para Mathew Torren, colunista da revista “Entrepreneur”, além de gerar alguns trocados para crianças, atividades como essas podem ajudar na formação de adultos mais empreendedores. Em sua última coluna publicada no site, ele mostra como iniciar um negócio na infância pode trazer vantagens futuras na abertura de uma empresa. Confira abaixo e veja se você concorda com ele.

1. Aprendizado precoce
Independentemente do tamanho ou complexidade do negócio, sempre existirão problemas na vida do empreendedor. O aprendizado de que nem tudo é um mar de rosas pode minimizar o choque entre o sonho idealizado e a realidade da empresa.

2. Experiência acumulada
Clientes insatisfeitos, fornecedores atrasados e planejamento de estratégias. Quem começa a pensar nesses fatores ainda na infância – mesmo que de uma forma lúdica e intuitiva – costuma sair na frente no mundo dos negócios.

3. Aumento de confiança
Aquele primeiro brigadeiro vendido para o vizinho mostra que outras pessoas estão dispostas a apostar em suas ideias. Crianças que conhecem esse sentimento estão propensas a se tornarem adultos com senso de oportunidade mais afiado.

4. Convivência com o fracasso
Negócios iniciados por crianças são uma grande brincadeira. Mesmo que não sejam uma experiência lucrativa, podem ensinar que as coisas nem sempre saem conforme o desejado. Empreender na infância é uma boa forma de lidar com o fracasso sem grandes traumas ou prejuízos.