47% dos consumidores pesquisam na internet antes de comprar em loja física

Pesquisa mostra como funciona o comportamento do consumidor que faz compras tanto em lojas físicas quanto no e-commerce. Confira

A relação dos consumidores com as lojas físicas e e-commerce está cada vez mais entrelaçada. Levantamento feito pela SPC Brasil, em parceria com a CNDL, mostra que 47% dos consumidores com acesso à internet fazem pesquisas online antes de comprar em loja física.

Entre esse tipo de pesquisas os itens mais buscados são os preços (30%), seguido de detalhes e característica de produtos ou serviços (12%) e a opinião dos outros clientes (5%).

Os que compram em lojas físicas sem consultar a internet figuram 13% e outros 40% recorrem à consulta eventualmente, dependendo do tipo de produto de serviço a ser comprado.

Produtos mais buscados

Os celulares foram os produtos que lideram as pesquisas na internet antes de serem comprados em lojas físicas, com 59%. Em seguida aparecem os eletrodomésticos (54%), os eletrônicos (50%) e acessórios para celulares, tablets e computadores (25%).

Para esse tipo de busca os sites de comparação de preços e de características dos produtos são os mais procurados pelos internautas (62%), seguidos de sites que usuários registram reclamações das empresas e produtos (54%). As lojas onlines de grandes varejistas são consultadas por 50% dos usuários.

As redes sociais são outras fontes de informações (23%) e os blogs especializados (20%) completam a lista.

Papel da loja física

Segundo o estudo, quase um quarto dos internautas ainda visita a loja física antes de adquirir um produto pela internet. Nesses casos os eletrodomésticos lideram a lista dos produtos (48%), seguido de eletrônicos (47%), celulares (44%), vestuários e calçados (25%) e perfumes e cosméticos (18%).

Para a SPC Brasil a quantidade de consumidores que utilizam da internet para consultar, comparar e buscar opinião de outros compradores tem crescido consideravelmente nos últimos anos no Brasil.

“Esse novo comportamento do consumidor vem ocorrendo já alterou profundamente o equilíbrio de forças entre lojistas e clientes. As lojas físicas precisam ficar atentas as necessidades dos clientes, que são multicanais. Ou seja, transitam simultaneamente por plataformas online e físicas ”, disse o presidente do SPC Brasil Roque Pellizzaro Junior.

Fonte: No Varejo

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais