48 apps para se sair bem como empreendedor

Seleção de apps da revista Exame para Android, iPhone e iPad que podem ajudá-lo a fundar uma empresa, administrá-la e cuidar do dia-a-dia nos negócios

Evernote
Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e outras plataformas.

O Evernote é o mais conhecido app para anotações em smartphones e tablets. Ele tem funções para criar notas, fotografar, digitalizar anotações em papel e colecionar recortes da web. Também tem diversos modos de visualização das notas. Como padrão, o app armazena as informações apenas na nuvem. Por 90 reais anuais, pode-se contratar a opção Premium, que permite replicar o conteúdo localmente para acesso offline. O Evernote Business, que possiblita compartilhar as informações num grupo de trabalho, custa 20 reais mensais por usuário.

OneNote
Grátis, em português, para Android, iPhone, iPad e outras plataformas.

Como o Evernote, o OneNote, da Microsoft, permite fazer anotações, organizá-las em diversos blocos de notas virtuais e colecionar recortes da web. Ele também permite anexar arquivos às anotações. O OneNote ganha do Evernote nos recursos para formatação de texto e organização das notas, que são mais completos nele. Também se integra melhor aos outros aplicativos do pacote Microsoft Office. Além disso, é gratuito. Em compensação, suas ferramentas para capturar conteúdo da web não são tão versáteis quanto as do Evernote.

Quip
Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e na web

O Quip é uma bem-sucedida mistura de editor de textos com app de colaboração que busca substituir os pacotes tradicioanais de aplicativos para escritório. Ele permite criar e comentar documentos, além de trocar mensagens com a equipe. Um acréscimo recente é um recurso que possibilita inserir uma planilha de cálculos (no estilo do Excel) no documento. O Quip pode ser usado offline e sincroniza arquivos entre diversos dispositivos. O app também oferece um mecanismo de busca e a possiblidade de exportar documentos para o Microsoft Word.

iWork (Pages, Numbers, Keynote)
Grátis (ou 9,99 dólares cada), em português, para iPhone/iPad (Pages, Numbers, Keynote)

Para quem usa iPhone ou iPad, o trio de aplicativos iWork, da Apple, é uma das melhores opções para editar textos, planilhas e apresentações. Os apps Pages, Numbers e Keynote oferecem apenas os recursos mais usados. Mas são bem elaborados e agradáveis de usar. Eles sincronizam arquivos entre diferentes dispositivos por meio do iCloud, o serviço de armazenamento na nuvem da Apple. Os apps são gratuitos para quem comprou um iPhone, iPad ou iPod touch de setembro de 2013 em diante. Para quem tem um dispositivo mais antigo, custam 9,99 dólares cada. Os apps da série iWork também estão disponíveis para Mac e na web.

Microsoft Office para iPad (Word, Excel, PowerPoint)
Grátis (requer assinatura paga), em português, para iPad: Word, Excel, PowerPoint

Word, Excel e PowerPoint para iPad trazem os recursos mais usados das versões para Windows desses aplicativos. Os apps são práticos e amigáveis, explorando bem a tela sensível ao toque do iPad. A instalação grátis possibilita apenas visualizar textos e planilhas, além de exibir apresentações. Para editar os arquivos, é preciso ter uma assinatura do Office 365, que custa desde 209 reais por ano. A Microsoft oferece também o Office Mobile, um app mais simples e gratuito que permite abrir documentos do Office no iPhone, no Android e no Windows Phone.

Documentos, Planilhas e Apresentações do Google
Grátis, em português, para Android (Documentos, Planilhas, Apresentações) e iPhone/iPad (Documentos, Planilhas, Apresentações)

Estes editores de textos, planilhas e apresentações do Google eram parte do app Google Drive e exigiam acesso à internet para funcionar. Neste ano, o Google lançou apps específicos para eles, que têm a vantagem de funcionar offline. Como acontece na web, os apps são muito pobres em recursos. E a maneira como mostram os arquivos – uma lista sem distinção de pastas – pode ser confusa para quem tem muitos documentos no Google Drive. São uma opção simples e gratuita para editar documentos armazenados lá.

CloudOn
Grátis, em inglês, para Android, iPhone/iPad e na web

O CloudOn oferece boa parte das funções dos aplicativos Word, Excel e PowerPoint, da Microsoft, na forma de um serviço na nuvem. A versão mais recente, lançada no final de julho, traz interface gráfica redesenhada, mais adequada a dispositivos móveis. O app armazena os documentos em serviços como Google Drive, Dropbox e OneDrive; e permite compartilhá-los num grupo de trabalho.

O CloudOn oferece mais recursos que os concorrentes. Por isso resolvemos incluí-lo nesta galeria. Mas ele não funciona sem acesso à internet e é lento em comparação com apps que rodam no próprio dispositivo. Além disso, continuamos achando que ele tem mais cara de PC que de tablet. O teclado do app tem até teclas de função (de F1 a F12) no estilo do PC. Por 3,99 dólares mensais, pode-se contratar uma conta Pro, que oferece funções adicionais.

Textilus
Grátis (com limitações), em português, para iPad

O Textilus é um dos melhores processadores de texto para iPad que já testamos, rivalizando com o Pages, da Apple, e com o Word, da Microsoft. Ele oferece bons recursos de formatação e sincroniza arquivos com serviços na nuvem como Dropbox, Google Drive e iCloud. O app cria documentos no formato RTF, compatível com Microsoft Word e Libre Office no Windows e com Apple Pages e Scrivener no Mac. Também possibilita exportar documentos em formato PDF. A versão gratuita permite criar apenas dois documentos. Depois disso, é preciso pagar 5,99 dólares.

Prezi
Grátis, em português, para iPhone, iPad, Windows, Mac e na web

O Prezi é um editor de apresentações diferente do tradicional PowerPoint. Em vez de gerar uma sucessão de slides, ele cria uma imagem inicial que já contém miniaturas das demais. Na hora de apresentar, navega-se pela imagem usando efeitos de zoom e deslocamento. A conta gratuita permite criar apresentações públicas que ficam visíveis na web. Por 159 dólares anuais, obtêm-se mais espaço na nuvem e a opção de manter as produções privadas. O app para iPhone permite apenas visualizar e exibir as apresentações.

Haiku Deck
Grátis, em inglês, para iPhone/iPad e web

O Haiku Deck é uma espécie de Instagram das apresentações. A ideia, nele, é montar slides de forma simples e rápida, usando temas para definir o visual. O Haiku permite criar gráficos estatísticos e inclui um prático recurso de busca de fotos na web. O app vem com seis temas gratuitos. Outros podem ser comprados por 1,99 dólar cada. Um detalhe negativo é que, em alguns temas, caracteres acentuados ficam distorcidos.

Contact Box
Grátis, em português, para Android e iPhone

Contact Box é um gerenciador de contatos versátil para uso pessoal ou profissional. Ele permite criar listas específicas para amigos, fornecedores, clientes, colegas de trabalho e outras categorias de contatos. As listas podem ser compartilhadas com outras pessoas, o que é interessante para grupos de trabalho. Os dados são sincronizados via internet, mas também ficam disponíveis com o smartphone desconectado. Só sentimos falta de uma versão na web, para uso em PCs.

Asana
Grátis, em inglês, para Android, iPhone e web

O Asana é um gerenciador de projetos para grupos de trabalho. Com ele, cria-se uma lista de tarefas para o grupo. Pode-se atribuir cada tarefa a uma pessoa e estabelecer o prazo de conclusão, além de anexar informações adicionais. Cada um, então, faz sua parte e verifica o andamento do projeto, além de trocar mensagens com os demais. O uso é grátis para grupos de até 15 participantes. Um óbvio ponto fraco é que o app não funciona offline.

Weekdone
Grátis, em inglês, para Android, iPhone/iPad e PCs (extensões para Chrome e Firefox)

Weekdone é outra opção de gerenciador de tarefas para grupos de trabalho. Ele permite distribuir tarefas e metas aos membros do grupo e acompanhar sua execução. Cada pessoa reporta seu avanço e pode fazer perguntas e comentar os relatos dos demais. O Weekdone envia relatórios por e-mail e avalia o desempenho da equipe com base nas tarefas concluídas. O app, que também pode ser usado individualmente, é grátis para grupos de até três pessoas. Além desse limite, há uma assinatura mensal.

Todoist
Grátis, em inglês, para iPhone/iPad, Android e outras plataformas

O Todoist é um dos gerenciadores de tarefas mais completos que conhecemos. Nele, é possível definir prazos e prioridades, que são identificadas por cores. Os itens podem ser agrupados em projetos e subprojetos. O Todoist está disponível para diversas plataformas e sincroniza dados entre elas. Por 29 dólares anuais, pode-se contratar uma conta premium com recursos como avisos via SMS e e-mail. É o mesmo preço da versão Todoist Business, com recursos para gerenciar o trabalho em grupo.

Wunderlist
Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e outras plataformas

O velho e bom Wunderlist é uma ótima opção para elaborar listas de tarefas, de compras e outras; e para detalhar as etapas de um projeto. É um app versátil e compatível com diversas plataformas. O app mostra as listas numa tela inicial. Botões premitem compartilhá-las com um grupo de trabalho ou torná-las públicas na web. Além disso, é possível fazer comentários e marcá-los com hashtags no app. A versão gratuita tem algumas limitações. Por 4,99 dólares mensais, pode-se contratar a versão Pro, que não tem esses limites. É o mesmo preço, por usuário, do Wunderlist para Empresas, que tem recursos para gerenciamento e pagamento centralizados.

Sunrise
Grátis, em inglês, para Android, iPhone/iPad e na web

O calendário Sunrise destaca-se por ser prático, elegante e rico em recursos. O app trabalha em sincronismo com o calendário do Google, o do iCloud ou o do Microsoft Exchange. Pode mostrar o local de um compromisso num mapa e exibir a foto da pessoa com quem você vai se reunir (obtida em alguma rede social), por exemplo.

Business Card Reader
Em inglês, para iPhone (grátis/6,99 dólares) e iPad (6,99 dólares)

O Business Card Reader usa a câmera do iPhone ou iPad para ler cartões de visita. Depois, podem-se acrescentar os dados ao gerenciador de contatos do iOS e enviá-los ao Evernote. O app também importa contatos do LinkedIn. Em nossos testes, quase todas as informações foram lidas corretamente, mas foi preciso ativar o idioma português na tela de configuração. A versão gratuita permite cinco leituras de cartões. Para ir além, pagam-se 6,99 dólares.

CamCard
Grátis, em inglês, para Android, iPhone, iPad e outras plataformas

O CamCard é um prático leitor para cartões de visita. Basta apontar a câmera para o cartão para capturar os dados, que podem ser editados manualmente depois. Eles vão para a lista de contatos do smartphone e também ficam registrados no próprio app. Os apps gratuitos permitem digitalizar um número limitado de cartões por semana. Há opções de assinatura paga que eliminam esse limite. Versões para grupos de trabalho custam desde 5 dólares mensais por usuário.

Elevatr
0,99 dólar, em inglês, para iPhone/iPad

Quer montar sua própria empresa e ficar bilionário? O Elevatr pode ser um começo. Esse app de anotações tem foco na elaboração de planos de negócios. Nele, o empreendedor registra ideias, projetos e dados do mercado. As informações sobre cada plano são organizadas em seções, que se dividem em diversos subtópicos. Assim, fica fácil lembrar dos muitos detalhes a serem considerados no projeto. O Elevatr pode ser bastante útil, mas faltam, nele, mais recursos para edição de texto e para uso em grupo.

Franquias
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad

Como o nome sugere, o Franquias é um guia de bolso para quem pretende montar uma empresa pelo sistema de franquia. O app lista mais de 500 opções em 18 categorias como alimentação, serviços automotivos, cosméticos e escolas de idiomas. Estão lá marcas conhecidas como Habib’s, Fisk, McDonald’s e Chilli Beans. Para cada uma delas, o aplicativo informa a taxa de franquia e o investimento necessário, além de fornecer uma descrição sucinta e os contatos do franqueador. O app é útil para ter uma ideia das opções disponíveis. Mas quem for mesmo investir numa franquia vai ter, é claro, de buscar mais informações em outras fontes.

Ginger Page
Grátis, em português, para Android e iPhone e outras plataformas

Escrever em inglês é um desafio para muitos brasileiros. O Ginger Page ajuda com um kit de ferramentas que inclui um ótimo corretor ortográfico e gramatical. O app também faz traduções, lê os textos em voz alta, sugere reformulações de frases e lista sinônimos de palavras. O app tem um teclado próprio que facilita a digitação. Funcionou bem em nosso teste. A versão gratuita tem algumas limitações. Para eliminá-las, paga-se desde 3,90 dólares mensais.

PDF Reader
Em inglês, para iPad (4,99 dólares) e iPhone (2,99 dólares)

Embora outros aplicativos possam exibir documentos no formato PDF, o PDF Reader.facilita a tarefa de transferir e organizar esses documentos. Ele oferece várias maneiras de transferir os arquivos para o tablet ou smartphone: pela rede sem fio Wi-Fi, via cabo USB, como anexo num e-mail ou diretamente de algum serviço de armazenamento na web, como o Dropbox. O PDF Reader também permite criar pastas para organizar os arquivos e é capaz de transformar a foto de um documento em arquivo PDF. O app ainda possiblita visualizar documentos nos formatos doc, ppt e txt, além de imagens. Ele tem também uma versão grátis (para iPad e iPhone), mas ela só permite armazenar até dez arquivos.

Scanner Pro by Readdle
2,99 dólares, em português, para iPhone/iPad

O Scanner Pro é um dos melhores apps que já testamos para digitalizar documentos usando a câmera do iPhone ou do iPad. Ele recorta e endireita a imagem; e permite ajustar contraste e luminosidade, além de escolher entre preto e branco, tons de cinza e cores. O documento é salvo em formato PDF ou JPEG. Depois, pode ser aberto em outros apps ou enviado a serviços como Dropbox e Evernote.

Scanbot
Em português, para Android (grátis) e iPhone (1,99 dólar)

Scanbot é um bom app para digitalizar documentos rapidamente com o smartphone. Ele capta a imagem pela câmera e a transforma em arquivo PDF ou JPEG. Os arquivos podem ser armazenados automaticamente em serviços na nuvem como Dropbox, Evernote, OneDrive e Google Drive. O app ainda permite acrescentar comentários a documentos PDF. Há uma versão Pro, com alguns recursos extras, que é vendida no app por 4,99 dólares.

Convo
Grátis, em inglês, para Android, iPhone/iPad e PCs

O Convo é uma ferramenta de colaboração para empresas que funciona como uma rede social. Os participantes podem compartilhar documentos, fazer comentários e trocar mensagens. O conteúdo é criptografado para garantir a privacidade. A conta gratuita oferece 1 GB de armazenamento para até 50 pessoas. Opções pagas permitem ir além desses limites e adicionam ferramentas administrativas. Para se cadastrar, é preciso ter um e-mail específico da empresa. Endereços de webmail como “nome@gmail.com” não são aceitos.

GroupMe
Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e outras plataformas

O GroupMe, da Microsoft, é uma ótima ferramenta para manter contato com uma equipe de trabalho. Ele permite trocar mensagens com todo o grupo numa só operação. O app usa tanto a internet como o SMS para envio das mensagens. Assim, até pessoas que têm celulares simples podem ser incluídas no grupo. E ainda há recursos para compartilhamento de fotos e localização.

Confide
Grátis, em português, para Android e iPhone

O Confide vem sendo descrito como um Snapchat para profissionais. Como seu concorrente mais famoso, ele permite enviar mensagens privadas que se autodestroem. Mas o Confide impede que a imagem da tela com a mensagem seja capturada. Ele mantém o texto oculto, exigindo que o destinatário deslize o dedo pela tela para lê-lo. E, se alguém tenta a captura, a mensagem é apagada.

Skype
Grátis, em português, para iPhone, iPad, Android e outras plataformas

O Skype, um dos mais antigos serviços de comunicação por voz na internet continua sendo um dos mais completos. O app da Microsoft permite se comunicar por voz, videoconferência, SMS e mensagens instantâneas. Ligações para outros usuários do Skype são gratuitas. Chamadas para telefones comuns em dezenas de países custam apenas alguns centavos por minuto. É uma opção prática e barata para fazer telefonemas internacionais.

Instapaper
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad

Os apps que possibilitam guardar textos para ler depois perderam importância agora que esse recurso está disponível nos principais browsers. Mas o Instapaper oferece funções extras que podem justificar sua instalação. O app converte o conteúdo em texto simples, eliminando anúncios e menus de navegação, mas mantendo as fotos. Também permite organizar os artigos em pastas e assinalar trechos nele. Além da versão gratuita, há uma opção premium que possibilita enviar o conteúdo a um e-reader Kindle e oferece outros recursos adicionais. Custa 2,99 dólares mensais.

Quietto
Grátis, em português, para iPhone e Android

O Quietto, criado pelo brasileiro Júlio Barros, é um temporizador para situações em que é preciso controlar o tempo com discrição. Um palestrante, por exemplo, pode indicar a duração da palestra e quantas vezes quer ser alertado enquanto estiver falando. O smartphone vai vibrar nos horários programados, avisando sobre a passagem do tempo. A edição gratuita exibe anúncios. Há também uma paga, sem esses anúncios (0,99 dólar para iPhone, 2,38 reais para Android).

It””s Focus Time!
Em inglês, para Android (grátis), iPhone/iPad (0,99 dólar) e web (grátis)

It””s Focus Time! (chamado It””s Pomodoro Time! no Android) é um temporizador simples para gerenciar o tempo de trabalho com base na técnica Pomodoro. A ideia é intercalar períodos de 25 minutos de esforço concentrado com pausas de 5 minutos. Segundo os adeptos dessa técnica, as pausas ajudam a evitar cansaço visual e lesões por esforço repetitivo, e também melhoraram o desempenho durante os períodos de foco. Além de marcar o tempo, o app exibe um registro dos períodos trabalhados.

LinkedIn
Grátis, em português, para iPhone/iPad, Android e outros

O app da rede de relacionamento profissional LinkedIn permite interagir com outros usuários e buscar oportunidades de negócios. O usuário também pode seguir pessoas influentes e acessar o que elas publicam, além de compartilhar informações. Quem quiser usar o LinkedIn para recrutar funcionários vai pagar um preço por anúncio que varia conforme a cidade. Em São Paulo, anunciar uma vaga por 30 dias custa 445 reais.

Google Analytics
Grátis, em português, para Android, iPhone e na web

O Google Analytics, que já estava disponível para Android, ganhou um app nativo para o iPhone neste ano. O app apresenta, num formato adequado à tela do smartphone, as principais informações disponíveis no Analytics na web. Esse serviço do Google é uma das ferramentas básicas para quem mantém um site na web. Ele mede a audiência em tempo real ou num período especificado, além de informar a origem do tráfego e outros detalhes.

HootSuite
Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e web

O HootSuite é uma espécie de central de controle para múltiplas redes sociais. Pode ser usado por profissionais, grupos de trabalho e empresas para divulgar uma marca na internet. O app gerencia contas no Facebook, Twitter, LinkedIn e Foursquare. Uma de suas funções mais úteis é o agendamento de publicações. Ele também fornece estatísticas de cliques, encurta URLs e permite rastrear palavras-chave. Versões pagas, com recursos extras para empresas, custam desde 8,99 dólares por mês.

Box.com
Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e outras plataformas

O Box é um serviço de armazenamento na nuvem similar ao Dropbox e ao Google Drive, mas com a opção de recursos mais profissionais. O app sincroniza arquivos entre diferentes dispositivos. Ele também permite que os membros de um grupo comentem os documentos e se integra a outros apps móveis e a serviços na web. A conta gratuita dá direito a 10 GB de espaço. Há planos pagos para indivíduos e empresas, com mais capacidade e recursos como a possibilidade de manter múltiplas versões de documentos. O preço começa em 6 dólares mensais por usuário.

Dropbox
Grátis, em português, para iPhone/iPad, Android e outros

Com mais de 100 mihões de usuários, o Dropbox é um dos serviços de armazenamento na nuvem mais populares. Simples e eficiente, ele permite sincronizar o conteúdo de uma pasta entre diversos dispositivos. O app também funciona como visualizador para diversos tipos de documentos e ainda oferece uma opção de upload automático de fotos. Cada usuário recebe 2 GB de espaço gratuito. Pagando 9,99 dólares por mês, o espaço aumenta para 1 TB. O Dropbox para empresas, com gerenciamento centralizado e registros de auditoria, custa 15 dólares mensais por usuário.

Google Drive
Grátis, em inglês, para iPhone/iPad, Android e Windows

O serviço de armazenamento na nuvem Google Drive oferece 15 gigabytes de espaço gratuito para cada pessoa guardar suas fotos, documentos e outros arquivos. O app faz com que os arquivos armazenados em PCs, smartphones e tablets fiquem sincronizados com a cópia guardada na nuvem. O aplicativo permite assinalar itens para serem mantidos no próprio dispositivo, para visualização offline. Há diversos planos pagos para quem precisa de mais espaço. A versão para empresas chama-se Google Apps for Work e custa desde 5 dólares mensais por usuário. Ela inclui um serviço de e-mail na nuvem, com endereço personalizado do tipo nome@empresa.com.

OneDrive
Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e outras plataformas

O app do OneDrive (antes chamado SkyDrive) dá acesso ao serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft. É bastante conveniente para quem usa Windows Phone, Windows 8, Office 2013 ou Office 365, já que esses produtos têm integração nativa com o OneDrive. O app permite upload automático de fotos, mas não possiblita o acesso offline aos arquivos, o que é seu principal ponto fraco. A Microsoft oferece 15 GB de espaço gratuito. Por 5 reais mensais, podem-se contratar 100 GB extras. O app para iOS também tem uma variante específica para quem tem uma assinatura empresarial do Office 365 ou do SharePoint Online, o OneDrive for Business.

POP – Prototyping on Paper
Grátis, em inglês, para Android, iPhone e tablets com Windows

Você tem uma ideia de aplicativo para smartphone e quer transformá-la em realidade? O POP permite criar um protótipo rápido para demonstrar o app a investidores e potenciais sócios. Para isso, basta desenhar as telas num papel, fotografá-las e indicar como se comportam. O POP gera imagens interativas que mostram o app em funcionamento. É simples e engenhoso.

Codeanywhere
Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e outras plataformas

O Codeanywhere permite desenvolver aplicativos e sites da web num tablet, smartphone ou PC com acesso à internet. O app tem um editor de texto que usa cores para destacar a sintaxe do código e inclui um teclado com sinais gráficos usados em programação. Há também uma função para transferir arquivos via FTP, além de acesso aos serviços Dropbox e GitHub.

HP 12C Financial Calculator
14,99 dólares, em inglês, para iPhone/iPad

Se você gosta de uma abordagem “old school” na hora de fazer cálculos financeiros, esta é sua calculadora. Hewlett Packard 12C Financial Calculator emula a clássica calculadora da HP apreciada por veteranos de Wall Street. Iniciantes costumam ficar intimidados com a lógica RPN usada nela. Mas quem aprende a usá-la não larga mais. Além do app oficial da HP (que é caro para os padrões da App Store), existem vários emuladores genéricos de HP 12C para Android, iPhone e outras plataformas.

CalcuDates
Grátis, em inglês, para iPhone

Quantos dias faltam para seu próximo aniversário? Se suas férias começam na próxima segunda-feira e vão durar 20 dias, em que data você deve voltar ao trabalho? É fácil responder a essas perguntas com a CalcuDates. Essa calculadora de datas faz apenas duas coisas. A primeira é determinar quantos dias, semanas, meses e anos há entre duas datas. A segunda é somar um certo número de dias, semanas, meses ou anos a uma data qualquer e informar a data resultante. É um aplicativo útil para ter no iPhone e usar quando for necessário.

Calculadora de Porcentagem
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad

A Calculadora de Porcentagem é mais útil do que o nome pode sugerir à primeira vista. Ela faz, de forma simples e rápida, operações com porcentagens e cálculos financeiros básicos. Isso inclui cálculos de juros simples e compostos, de gorjetas e conversões de frações para porcentagens. Há também uma função que compara preços e quantidades. Ela permite determinar se é mais vantajoso comprar uma embalagem de 200 gramas por 10 reais ou uma de 130 gramas por 7 reais, por exemplo.

XE Currency
Grátis, em inglês, para iPhone/iPad, Android e outros

O XE Currency é um conversor de moedas prático e completo. O usuário seleciona uma moeda de referência que fica sempre em destaque no alto. Também escolhe as outras moedas que vão aparecer abaixo, o número de casas decimais, a frequência de atualização das cotações e outros detalhes. O app ainda mostra gráficos com a evolução das taxas de câmbio.

Podio
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad

Podio, da Citrix, é um app de colaboração para empresas que cria uma espécie de escritório virtual. Com ele, uma equipe pode gerenciar projetos e se comunicar independentemente da localização física das pessoas. É um app complexo, que requer algum esforço de aprendizado para que as pessoas consigam usá-lo com eficácia. O uso é grátis para grupos de até cinco pessoas. Em equipes maiores, pagam-se 9 dólares mensais por usuário.

Coursera
Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e na web

A Coursera oferece mais de 600 cursos à distância sobre assuntos que vão da engenharia à psicologia. São cursos de uma centena de universidades, incluindo muitas mundialmente renomadas como Stanford, Princeton e Yale. Os cursos são gratuitos e alguns deles têm legendas em português. O aluno só paga uma taxa se quiser um certificado. O app, que permite acompanhar os cursos, funciona melhor num tablet que num smartphone.

Udacity
Grátis, em inglês, para Android e iPhone/iPad

Udacity oferece dezenas de cursos gratuitos sobre tecnologia da informação, inteligência artificial, desenvolvimento de software, estatística e até psicologia. Eles são dados por especialistas de empresas como Facebook e Google e de universidades como a Georgia Tech. O app dá acesso aos cursos online e permite baixar lições para estudar offline. Além do app básico, que dá acesso a todo o catálogo de cursos, há outros específicos para aprender programação e outros temas.

EXAME.com
Grátis, em português, para Android e iPhone

Ele oferece as reportagens, dicas e análises de EXAME.com num formato que se ajusta à tela do smartphone. Assim, você estará sempre bem informado em qualquer lugar.

Veja também

    Noticias

    Reconstruindo Juntos: comércio pulsante é o caminho para a recuperação

    Veja mais
    Noticias

    Co.nectar Hub prorroga inscrições para o programa de aceleração de startups

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Atualização da cartilha do Estado de Calamidade

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre lança apoio ao comércio gaúcho

    Veja mais