5 dicas para melhorar sua comunicação

Comunicar-se com eficiência é uma habilidade fundamental para qualquer empreendedor. Seja na hora de negociar com um investidor ou um potencial cliente, saber a hora certa de falar – e de ouvir – e a maneira adequada de se portar pode fazer toda a diferença.

A psicóloga e especialista em comunicação Kátia Campelo dá algumas dicas para ajudá-lo a se comunicar melhor e fechar bons negócios para sua startup:

Adapte o seu discurso
Se você quer “conquistar pela conversa”, entre no universo do seu interlocutor. “Identifique qual é o perfil de comunicação do cliente ou investidor para que a sua forma de falar não entre em choque com a do outro”, diz a especialista.

Saiba ouvir um “não”
Não receba uma negativa como algo pessoal. Tente outras estratégias, procure novos meios de abordagem, se preciso e possível, marque até uma nova reunião. Com persistência, o “não” pode virar um “sim”. “Muitas vezes o empreendedor se sente rejeitado e a negociação não acontece porque ele desiste”, afirma Kátia.

Evite o discurso decorado e frio
É importante que haja sentimento e naturalidade em sua fala. “A principal emoção que deve estar presente na venda ou apresentação de um produto é o entusiasmo. Se é para falar mecanicamente, melhor então mandar um robô em seu lugar”, diz a psicóloga.

Dose seu entusiasmo
Ok, é importante trazer emoção e empolgação para a conversa, mas tome cuidado com os exageros. Kátia alerta que o excesso de entusiasmo pode ser confundido com falsidade. Claro que você vai puxar brasa para a sua sardinha, mas usar adjetivos e superlativos em todas as suas frases pode pôr tudo a perder.

Olhos nos olhos, sempre
Você confia em alguém que não olha nos seus olhos enquanto conversa? Provavelmente não. Então, não se esqueça deste ponto. Não desvie o olhar, mantenha-se focado na pessoa com quem você está conversando. A especialista garante que “os olhos nos olhos passam credibilidade”.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais