5 Dicas Para O Pequeno Varejo Competir No Mercado

Veja essa cinco dicas voltadas exclusivamente ao pequeno varejista que foram mencionadas na NRF 2016.

1) Encontre um nicho

Um pequeno varejista nunca vai conseguir competir com os grandes em preço e em distribuição. Aliás, nem deve se esforçar para essa disputa. Encontrar uma especialidade e ser o melhor naquele segmento na sua região, se possível o único. Esse é o segredo.

2) Tenha um plano em mente

Fazer um plano de negócio não só para planejar o futuro e definir metas, mas pensar estrategicamente para identificar parceiros, canais, barreiras, design, produtos, serviços, precificação, estoque, atendimento, entre outros pontos importantes para uma loja. É durante este tempo que o lojista vai identificar os recursos que precisara para ajudar a chegar mais próximo do que imagina para o seu negocio.

3) Use a tecnologia a seu favor

Nao eh a tecnologia que importa mas a forma que usa a tecnologia. O que só estava disponível para as grandes empresa, agora estão cada vez mais disponíveis e acessíveis para as pequenas empresas. São sistemas, soluções nas nuvens, aplicativos para todos os tipos de negocio, que vão desde a solução do checkout, passando pela gestão de preços, da venda perdida, ate controle de acesso nas lojas. A tecnologia hoje é tão importante quanto os produtos que você vende.

4) Use canais digitais para competir com os grandes:

Quando se trata de sites de mídia social como o Twitter, Facebook ou Instagram, as pequenas empresas podem concorrer com os grandes varejistas. Nessas plataformas onde autenticidade e personalidade são fundamentais para se conectar com os clientes, os pequenos varejistas têm vantagens, pois as grandes não fazem marketing digital de forma especifica e direcionada. Mas não basta contratar o sobrinho para fazer a mídia social, é preciso foco nisso e dedicação. Esta é a sua oportunidade de fazer com seus clientes propaguem boas historias e noticias sobre a sua loja para converter em vendas.

5) Seja mobile e tenha presença virtual

Seus clientes vão olhar primeiro para o celular, então a sua loja tem que ter um site responsivo, um aplicativo, ou se fazer presente em apps de terceiros para estar também presente a mão e ao alcance do seu cliente ou de quem procura um serviço ou produto que você venda. Alem disso, certifique-se de que você está aparecendo no Google e no Google Maps para que as pessoas da região que estão procurando empresas como a sua poderá encontrá-lo facilmente.

Se você quiser crescer o seu negócio, as ferramentas estão a sua disposição e esse é o momento certo, a escolha, no entanto, é somente sua.

Na NRF's Retail Big Show 2016 que está acontecendo em Nova York agora, os pequenos varejistas estão presenciando diversos serviços e soluções com o objetivo de ajudar o pequeno negocio na competição e sobrevivência no mercado.

João Kepler.

Fonte: Falando de Varejo