5 dicas para os pequenos empreendedores

Confira as dicas que podem levar seu pequeno negócio a um patamar de sucesso.

Os pequenos empreendedores deveriam ensinar o que aprendem com a vida corporativa. É comum vermos grandes empresários…

Confira as dicas que podem levar seu pequeno negócio a um patamar de sucesso.

Os pequenos empreendedores deveriam ensinar o que aprendem com a vida corporativa. É comum vermos grandes empresários compartilhando com os mais jovens, através de iniciativas como a Endeavor. Mas e os pequenos empresários, que também tiveram sucesso com a longevidade e lucratividade de suas empresas? Sucesso não é só transformar empresas em grandes conglomerados ou chegar ao I.P.O. Até porque temos visto alguns destes quebrarem depois do nirvana.

Será que o caminho percorrido, cheio de tropeços e pequenas vitórias, não seria uma grande lição para os jovens empreendedores que estão começando? Se observarmos os “cases” do Magazine Luiza, Natura, Havaianas, Habib”s, D.O.M. concluímos que há caminhos diversos e incrivelmente diferentes para o proclamado sucesso.

Confira 5 dicas que me ajudaram a encontrar o sucesso dentro da área em que atuam minhas empresas:

1) Esteja constantemente aberto a novos ensinamentos: A vida ensina que temos muito que aprender. E quanto mais aprendemos, menos sabemos. A experiência e o excesso de confiança, às vezes, cega, engessa e sufoca novas ideias. Para crescer é preciso saber ouvir e aceitar mudanças.

2) Escolha o caminho (estratégia) que sua empresa vai trilhar e descubra que competências você terá de ter para conduzir o time. Geralmente este caminho requer conhecimento técnico de um determinado produto ou serviço, informações precisas sobre o mercado, inteligência para criar a estratégia com base nestas informações, perseverança para colocar a estratégia em prática, visão para criar o futuro, flexibilidade para mudar tudo de repente, adaptabilidade para mudanças, e uma grande habilidade com gente – fornecedores, clientes, funcionários, família e você mesmo. Se conseguir equilibrar tudo isso, fique tranquilo, seu negócio vai dar certo. Há outras maneiras mais fáceis, mas esta é a única sustentável e ética.

3) Defina o que é sucesso para você e para a sua empresa. Lembre-se de que existem diferentes formas de se chegar até ele. O aprendizado não está na chegada, não está no sucesso ou retumbante fracasso. Pode-se usar estratégias antagônicas e chegar ao mesmo lugar. Ou usar a mesma estratégia e chegar a um lugar diferente. Há caminhos diversos e incrivelmente variados para o proclamado sucesso. E sabemos que sucesso não é ter marca famosa necessariamente. Já vimos várias marcas famosas sumirem (Mappin, Pakalolo, Mesbla e tantas outras)

4) Compartilhe: essa é uma maneira de adquirir conhecimento. O empreendedor que se dispõe a compartilhar o que aprendeu no caminho (e não na chegada), ganha duas vezes. Primeiro, porque ao rever a sua história, percebe que ainda repete alguns erros, crenças e atitudes inibidoras dos acertos. E ainda dá tempo de consertar. Segundo, porque, ao ensinar, tem a
oportunidade de não se tornar obsoleto e de atualizar sua empresa –
especialmente se conseguir ouvir os jovens e aprender com eles, ao ensinar.

5) Procure um mentor ou tutor particular. Alguém em quem se inspirar, alguém experiente, que já percorreu esta estrada e está lá na frente, rindo um pouco das sua grandes questões, e ajudando a trilhar um novo caminho do qual um dia você se orgulhe.

Veja também

    Noticias

    Estratégias e ações desenvolvidas pelo bloco empresarial é tema de debate em r...

    Veja mais
    Noticias

    Varejo Movimento destaca o comércio de decoração

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla apresenta ações com associados e lojistas em geral

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Pacote de estímulo à recuperação de pequenos negócios após enchentes é lanÃ...

    Veja mais