5 dicas para preparar seu comércio para o Natal

Listamos 5 dicas para que sua marca, seja ela uma loja física ou e-commerce, aproveite melhor essa oportunidade. Estar preparado para essa época do ano é fundamental para vender mais e fidelizar novos clientes. 

Pois é, já estamos no final do ano. 2016 não foi um ano muito bom para a economia, porém, mesmo com baixos investimentos e segmentos industriais preocupados com as quedas nas vendas, o Natal é uma data que não pode passar despercebida no calendário de nenhum comércio.

Ainda que os números não sejam os mais animadores, todos nós vemos potencial nessa época do ano, afinal, é a data comemorativa que mais movimenta a economia nacional. Essa é uma oportunidade para liquidar os estoques, reduzir o prejuízo acumulado no ano e entrar para o próximo semestre com perspectivas maiores de lucro.

Listamos 5 dicas para que sua marca, seja ela uma loja física ou e-commerce, aproveite melhor essa oportunidade. Estar preparado para essa época do ano é fundamental para vender mais e fidelizar novos clientes. Então vamos ao dever de casa:

1. Cronograma

É muito importante colocar tudo o que vai ser feito no papel. Organize as ações em um cronograma com datas certas para realizar determinadas ações, assim você terá um script para seguir e não ficará perdido em nenhum momento.

2. Estoque

Pior que não vender é deixar de vender por mal gerenciamento do estoque. Por isso, mapeie seus produtos, faça uma análise detalhada do seu inventário, veja o que é mais vendido e o que tem mais a ver com o Natal (não se esqueça de quantificar tudo). Pense na quantidade de mercadoria necessária para atender a demanda nesse período. Leve em consideração a capacidade e prazos que seus fornecedores conseguem fazer caso precise solicitar reabastecimento. Controle toda a entrada e saída de produtos para evitar prejuízos.

3. Atendimento

Quando a procura por seu produto aumenta, aumentam também as reclamações dos clientes. Por isso, é bom ter uma equipe preparada para resolver esse tipo de situação o mais rápido possível. Funcionários extras podem ser considerados, mas sempre de acordo com a demanda.

4. Promoção

Consumidores adoram novidades, mas é preciso ter cuidado para não abalar o caixa de sua empresa. Desconto, brinde, vale-presente, vale de tudo para fisgar os clientes que sempre buscam economizar no momento das compras. Divulgue sua promoção no maior número de canais possíveis, utilize todo o alcance das mídias sociais e chame o público para visitar sua loja. Não esqueça de dar aquele toque natalino às suas peças promocionais.

5. Liquidação

O fim do ano é marcado por inúmeras liquidações que mobilizam o comércio. Black Friday, Cyber Monday e assim por diante. Aproveite para embarcar nessas oportunidades e vender o que sobrou no estoque.

Fonte: Inspire Ideias

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