5 dicas para tornar seu e-commerce mais lucrativo

O ano de 2014 foi muito positivo para o e-commerce brasileiro. De acordo com a E-bit, o crescimento foi de 24% em relação a 2013, alcançando a receita de R$ 35,8 bilhões. Contudo, um levantamento feito pela consultoria global A.T. Kearney mostrou que o Brasil ainda está na vigésima primeira posição no ranking mundial de varejo online. Se considerarmos que o Varejo é nosso segmento de mercado mais significativo, apesar dos bons resultados, ainda temos muito que avançar.

Diante disso, como o empreendedor online pode tornar seu negócio mais lucrativo? O que fazer para que a loja virtual venda mais e tenha mais rentabilidade?

A seguir, veja 5 dicas para gerir melhor seu e-commerce e torná-lo mais lucrativo:

1 – Intensifique a divulgação

Intensifique suas ações de marketing digital. Tenha uma excelente ferramenta de automação de marketing, trabalhe o e-mail marketing segmentado para sua base de contatos, otimize a plataforma para dispositivos móveis, faça remarketing para os clientes que abandonarem o carrinho, faça links patrocinados e anúncios, atue nas redes sociais, faça parcerias com blogueiros etc. Quanto mais visitas você atrair para o seu site, maiores são as chances de vender mais.

2 – Marque presença nos portais de comparação de preços

A concorrência em e-commerce está sempre há um clique. Os compradores de preço (Buscapé, Google Shopping etc) são excelentes ferramentas para ficar cara-a-cara com os concorrentes, aparecer nas buscas dos clientes que estão mais propensos a fechar uma compra – afinal, quando o consumidor começa a pesquisar preço é sinal de que ele quer comprar.

Além disso, os comparadores são excelentes ferramentas de pesquisa da concorrência. Com eles é possível listar os concorrentes e verificar, além dos preços praticados, as condições de pagamento, os prazos de entrega etc. Se você já fez a lição de casa, já tem uma plataforma otimizada, com produtos bem descritos, boa navegabilidade, bom tempo de resposta, dentre outros quesitos, o preço pode ser apenas mais um detalhe.

3 – Participe de e-marketplaces

E-marketplaces são plataformas que reúnem muitas lojas virtuais em um só site, uma espécie de shopping online. Com apenas uma transação, o cliente pode pagar por suas compras feitas em diferentes lojas, deixando as operações financeiras por conta da operadora da plataforma.

Os e-marketplaces também são vantajosos pelo fato de terem um grande tráfego de visitas e divulgarem as ofertas para um número maior de potenciais consumidores. A relevância de SEO, ou posicionamento nos buscadores, destes sites compensa o investimento, que acaba sendo menor do que quando o lojista investe em mídia por conta própria.

Mas, atenção: avalie a relevância do e-marketplace para o seu ramo de atuação e calcule o quanto isso será vantajoso para a sua loja virtual.

4 – Invista em produtos que vendem online

Se você é distribuidor, é importante estar atento aos produtos que vendem bem nas lojas virtuais. Por exemplo, de acordo com um levantamento Webshoppers 2014, feito pela E-bit , as categorias de produtos que lideram o e-commerce varejista brasileiro são: Moda e Acessórios (18% do volume total de pedidos), Cosméticos e Perfumaria (17%), Eletrodomésticos (11%) e Livros e Assinaturas de Revistas (9%).

Há algumas fontes onde os empreendedores virtuais podem se manter informado sobre o e-commerce. Entre eles, o já citado E-bit e os portais E-commerce Brasil, E-commerce News etc. Por ser um mercado muito dinâmico, estar atualizado é sempre um diferencial competitivo.

5 – Tenha processos bem definidos

Para finalizar, é sempre bom lembrar que os negócios mais lucrativos são aqueles que têm melhor gestão. Em e-commerce não podia ser diferente. É preciso testar processos e ajustá-los sempre.

Estoques em dia, plataforma sempre atualizada, atenção total com as entregas, marketing, relacionamento e pós-vendas bem praticados, excelência operacional… Tudo isso ajuda a diminuir os custos, melhorar a produtividade e atender melhor os clientes. O sucesso é consequência.