5 dicas para vender mais nas datas sazonais no varejo em 2017

No ciclo do varejo, o calendário não é apenas pensado em meses. As ações de vendas precisam ser consideradas também a partir das datas sazonais, que costumam incrementar a receita do negócio. Mas não basta apenas conhecer essas datas. É necessário um planejamento estratégico eficiente para aproveitar essas ocasiões tão aguardadas pelo mercado. Aproveite o período para se preparar para vender mais nas datas sazonais no varejo em 2017 com as 5 dicas que selecionamos para você!

1. Invista nas principais datas sazonais no varejo

O varejo costuma investir em ações nas seis principais datas sazonais: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal. Outra data sazonal que foi recentemente incorporada ao calendário do varejo brasileiro é a Black Friday, na qual muitas pessoas aproveitam os descontos para garantir os presentes de Natal.

Nesses períodos, mesmo em tempos de recessão econômica, o consumidor acaba fazendo algum esforço para não deixar a data passar em branco. Por isso, destaque-se da concorrência, oferecendo os melhores descontos. Essa pode ser a sua oportunidade de conquistar aquele cliente que entra na loja apenas por causa da data sazonal.

2. Antecipe o estoque

Uma das vantagens das ações de vendas voltadas para as datas sazonais no varejo é o fato de que você já sabe de antemão quando elas ocorrem. Assim, você pode se planejar para garantir a reposição do seu estoque em um período de baixa procura e sem correr o risco de algum atraso no fornecimento dos produtos.

3. Conheça o perfil do consumidor nas datas sazonais

Diferentes consumidores exigem diferentes estratégias de vendas. Lembre-se que o consumidor que procura seu negócio das datas sazonais é diferente daquele que vai até a sua loja em outros períodos do ano, e que normalmente compra um produto para si. No caso das compras em datas sazonais do varejo, geralmente o cliente entra no seu estabelecimento para comprar um presente para outra pessoa. O desafio de atendimento desse perfil de consumidor é duplo: seus vendedores têm a missão de agradar, ao mesmo tempo, o comprador e o presenteado.

Outro detalhe importante é compreender que as pessoas podem querer homenagear em uma data sazonal uma pessoa diferente daquela que normalmente se costuma presentear. Quer um exemplo? No Dia das Mães, o cliente pode querer levar um presente para uma tia ou avó que ajudou a criá-lo ou mesmo o pai solteiro que assumiu também o papel materno.

4. Planeje as estratégias de marketing

Para garantir um maior volume de vendas nas datas sazonais do varejo, você precisa elaborar uma boa estratégia de marketing. O primeiro passo é apresentar suas ofertas ao público. Você pode aproveitar três ações de marketing com os clientes antes, durante e depois das datas sazonais. A primeira é anunciar via e-mail e nas redes sociais um “Save the Date”, que anuncia ao consumidor uma promoção especial para o período que está por vir. Mais próximo à data, envie uma nova mensagem, dessa vez com o anúncio das ofertas, aproveitando para divulgar também nas redes sociais.

Aproveite o site criado pelo Google, que reúne outras datas sazonais importantes para o varejo e oferece informações úteis para as ações de marketing na internet. Agora, se você quer mesmo se diferenciar da concorrência, crie uma ação após a data sazonal, seja para agradecer a visita do cliente, seja para anunciar a queima de estoque.

5. Capacite sua equipe de vendas

Datas sazonais no varejo aumentam o movimento na sua loja, por isso é importante capacitar a sua equipe de vendas para manter o padrão de atendimento mesmo com um volume maior de clientes. Você sabe que uma boa experiência de compra pode garantir o retorno do consumidor. Os vendedores precisam dar atenção especial ao cliente, por isso, se você acha que sua equipe não conseguirá atender sozinha os consumidores desses períodos, considere a possibilidade de contratações temporárias.

Fonte: Hiper Blog