5 dicas para vender mais no varejo

Para animar os profissionais do setor, o professor da IBE-FGV e palestrante André Ortiz, separou algumas dicas para você que é um vendedor novato e não sabe se já consegue passar a credibilidade necessária para os clientes fecharem o negócio.

Vender não é tarefa fácil, ainda mais diante de um cenário turbulento como o que enfrentamos hoje no Brasil. Os consumidores, em todo o país, estão segurando seus gastos e os resultados negativos nas vendas confirmam essa preocupação.Por isso, é fundamental que os vendedores que estão chegando agora no mercado se preparem para enfrentar os desafios que o varejo oferece.

Para animar os profissionais do setor, o professor da IBE-FGV e palestrante André Ortiz, separou algumas dicas para você que é um vendedor novato e não sabe se já consegue passar a credibilidade necessária para os clientes fecharem o negócio. Confira:

1 – Grave depoimentos
A primeira dica é que você grave depoimentos de clientes satisfeitos e mostre para outros possíveis consumidores. Segundo ele, nada vende mais do que outra pessoa falando bem de você.

2 – Saiba ouvir
Um problema muito comum ao vendedor novato é a necessidade de falar muito. “Mas vá com calma, saiba ouvir. O cliente quer muito mais ser escutado do que ficar escutando”, explica o professor.

3 – Fale devagar
André Ortiz garante que é preciso ter calma na hora de conversar com o possível cliente. Para que o consumidor entenda o produto que você está vendendo, é preciso agir com tranquilidade e falar pausadamente, sem ansiedade. Além disso, falar devagar proporciona tempo para pensar nas perguntas e objeções que o cliente pode fazer.

4 – Seja humilde
Essa dica do professor tem muito a ver com a idade do vendedor novato. “É o momento de aprender. Por isso, aja com humildade. Escute e não seja arrogante. Filtre suas palavras e sua forma de conduzir a situação. Saiba engolir sapos. Isso é agir com sabedoria”, explica Ortiz.

5 – Estude e tenha paciência
A recomendação é não ter medo de ouvir um “não”. Também não permita que a ansiedade tome conta de você em caso de negativas. “Tudo tem seu momento e sua forma de ser feito. Vá com calma e estude bastante seu produto e seu setor. Só assim vai conseguir mais experiência e sabedoria para poder vender bem”, finaliza Ortiz.

Fonte: Portal no Varejo

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais