5 hábitos pessoais para líderes eficazes

Coach de CEOs de grandes empresas como GE, Verizon, Novartis e Dupont, Ram Charan fala que nossos hábitos são sim difíceis de mudar e que profetizar é sempre mais fácil. Mas ele também lembra que,…

Coach de CEOs de grandes empresas como GE, Verizon, Novartis e Dupont, Ram Charan fala que nossos hábitos são sim difíceis de mudar e que profetizar é sempre mais fácil. Mas ele também lembra que, diferentemente dos atletas, os gestores precisam praticar, praticar e praticar.

1) Identifique não mais do que três ou cinco prioridades principais para trabalhar em seu negócio.
A exemplo, o especialista comentou sobre a perda de participação de mercado da Nokia, que após o surgimento do Iphone da Apple teve seu market share reduzido e muitos de seus stakeholders perderam a confiança na marca. Junto aos seminaristas, o palestrante indicou algumas prioridades para o reposicionamento da marca: redesign do produto, de modo que ele chegue ao cliente do jeito que ele queria; a seleção da equipe certa para cada função, afinal, se você escolhe o líder errado, jamais vai converter a estratégia em execução;

2) Gente certa na função certa. Para ele, é obrigação do líder encontrar pessoas boas e colocá-las no lugar certo. Por isso, questione-se: quais são os cargos críticos que garantem a eficiência da execução de seu negócio?

3) Comunique a atividade para a pessoa de maneira clara, tendo a certeza de que a pessoa está comprometida.

4) Nunca encerre uma reunião sem definir quem vai fazer o quê, quando será entregue e como será o acompanhamento de cada tarefa. CEOs ocupam essa posição porque são ótimos executores e nunca encerram uma conversa sem definir o porquê de cada coisa. Por isso, tenha muito claro e definido o que é preciso ser feito e quando será entregue;

5) Dê sempre acompanhamento para os executores. Quem não faz feedback está abandonando para o outro uma atribuição que não tem para si.

Para Charan, líderes precisam ter prioridades muito claras e a responsabilidade de ter as pessoas certas no lugar certo está intimamente ligado a esses cinco pontos-chave.

“Se você tem uma empresa de consumo, é preciso interagir, ouvir e ver seu cliente. Até porque não há nada que substitua uma amostra randômica e você precisa saber o que está entregando efetivamente para seu cliente”, conclui.

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