5 livros essenciais que todo empreendedor deve ler

Empreendedores que desejam crescer e melhorar o seu negócio também precisam reservar um tempo para ler e investir na formação contínua. Muitas empresas já passaram pelos mesmos problemas e algumas soluções podem ser encontradas em livros.

Conheça algumas obras que todo dono de uma pequena empresa ou startup deveria ler neste ano.

1- COMO FAZER UMA EMPRESA DAR CERTO NUM PAÍS INCERTO

Como fazer empresas darem certo em um país incerto como o nosso? Esta é a questão que este livro responde, visando atacar as raízes do mal que aflige o empreendedorismo brasileiro. Este livro faz uso de muitos exemplos de empreendedores, mesclando histórias de gente famosa com outras protagonizadas por pessoas desconhecidas do grande público, aproximando os relatos da realidade de quem está começando ou não tem ainda com uma empresa renomada.

2 – AS 50 MELHORES IDEIAS DE NEGÓCIOS DOS ÚLTIMOS 50 ANOS

As mudanças dos últimos 50 anos são imensuráveis. Muitos dos utensílios indispensáveis para nossa vida hoje, foram criados nesse período e chega a ser difícil acreditar que eles não existiam há tão pouco tempo. Mas como eles foram criados? Qual o contexto? Qual foi a aceitação do mercado e do público? E quem foram os autores dessas invenções? As 50 melhores ideias de negócios dos últimos 50 anos é um almanaque escrito de forma instigante, que conta tudo isso, em detalhes.

3- STARTUP BRASIL

Neste livro, os autores apresentam a trajetória de empreendedores brasileiros e seus negócios. A obra objetiva ser um guia para o leitor que deseja se aventurar no mundo do empreendedorismo. A obra reúne entrevistas com pessoas que imaginaram, desenvolveram e levaram ao mercado empresas como Boticário, Cacau Show, BuscaPé, entre outras.

4- DESENHANDO NEGÓCIOS

Neste livro, Roam tenta ensinar o leitor a lançar luz sobre problemas ou vender ideias por meio de um conjunto de ferramentas. Ele busca mostrar como pensar com imagens pode ajudar a descobrir e desenvolver diferentes ideias, resolver problemas de maneiras inesperadas e melhorar a capacidade de expor insights.

5 – 28 MENTES QUE MUDARAM O MUNDO

Este livro busca oferecer perfis de grandes mentes do mundo moderno capitalista. Alguns são intelectuais, enquanto outros são pragmáticos ao extremo. Muitos querem mudar o mundo, mas outros buscam dinheiro e poder a todo custo. De Oprah a Mark Zuckerberg, o autor procura descrever como os cérebros destas personalidades criaram negócios e evidenciar a importância do legado que eles deixaram para a humanidade. Rhymer Rigby mostra aos leitores o que está por trás das manchetes sobre figuras como Steve Jobs, Warren Buffet, Sam Walton, Jeff Bezos e Bill Gates. O autor também considera nomes de referência na liderança de empresas como McDonalds, Sony, Southwest Airlines e Starbucks.

Fonte: Infomoney