5 passos para conquistar consumidores com digital analytics

As decisões de compra funcionam da mesma forma que qualquer outra escolha. Algumas podem ser feitas rapidamente, sem pensar muito, enquanto outras podem levar semanas ou até meses. Portanto, é importante que os profissionais de marketing antecipem esse processo do consumidor, e respondam às questões antes mesmo que elas surjam. A partir do momento que o cliente decide começar a pesquisar um produto, ele será apresentado a infinitas opções. Nesse momento, é essencial que a empresa conte com ferramentas de analytics eficientes para liberar todo o potencial de suas iniciativas de marketing e se diferenciar dos concorrentes. Confira cinco passos para estar à frente dos consumidores:

1. Reconhecimento do problema
A primeira etapa do ciclo de compra consiste em o consumidor reconhecer um problema que precisa ser resolvido ou uma necessidade a ser atendida. Basicamente, ele está buscando uma solução para um estado de desconforto. Nesse estágio, construir um brand awareness é extremamente importante. Se a marca for a primeira solução a ser considerada pelo comprados – antes de ele sequer começar a pesquisar – a empresa já estará muito a frente. Por isso, é preciso destacar os desafios e dificuldades dos clientes, pois esse tipo de marketing vai repercutir na fase de reconhecimento do problema.

2. Busca de informações
A segunda etapa do processo de tomada de decisão é reunir todas as informações disponíveis sobre as possíveis soluções. Quanto maior for a decisão de compra, mais longo será o processo. Os consumidores serão minuciosos em suas pesquisas e vão buscar informações sobre recursos, preço, usabilidade, etc.

Ao contrário do que acontecia há alguns anos, hoje, a compilação de informações acontece de forma auto didática. Portanto, é crucial que a empresa seja encontrada pelo consumidor no momento da busca. Atualmente, existem diversas estratégias para “ser encontrado”, como ferramentas de SEO e content marketing.

3. Avaliação alternativa
O terceiro passo é o processo de avaliação. A maioria dos consumidores têm uma lista de critérios para a solução, e os profissionais de marketing devem saber exatamente o que consta nessa lista. Enquanto o cliente realiza esse processo, a marca deve se comunicar com essas necessidades e interesses. Algumas dicas para tornar a empresa relevante são: construir personagens compradores para entender critérios, dúvidas e desafios comuns, segmentar listas para enviar e-mails educativos eficientes, e personalizar o site de acordo com as características do comprador.

4. Compra
Uma vez que o consumidor tomou uma decisão, o problema deixa de existir e ele passa a ter uma solução. Agora, é a hora de se pensar em métricas! Após solucionar o problema do cliente, o desejo da marca é replicar o sucesso com outros compradores. Para isso, são necessários relatórios completos sobre a forma como o marketing da empresa realmente afetou a venda.

5. Pós-compra
Mesmo após a efetuação da compra, o processo não termina aí. Na verdade, é apenas o começo da construção de valor do consumidor para a empresa. Uma vez que a aquisição deixa de ser uma preocupação, a nova meta é criar um relacionamento duradouro entre a marca e o cliente, garantindo que ambos tenham obtido o máximo de valor um do outro.