5 passos para simplificar a gestão da sua empresa

Confira as dicas e multiplique seu tempo e lucros

Para se manter bem no mercado, estar no controle da gestão financeira do seu negócio é essencial. "Regra número 1: nunca perca dinheiro. Regra número 2: não esqueça a regra número 1", já disse Warren Buffet. Para que isso seja verdade, é preciso ter organização e visão de mercado, pois a gestão de capital envolve a decisão de investimento, que é a forma como os recursos serão aplicados, e a de financiamento, que são as estratégias de captação de recursos.

Então, como manter o controle de estoques, entradas, saídas, contas a pagar e a receber, lucros etc, especialmente em pequenas e médias empresas? Elencamos aqui dicas simples mas importantes para economizar tempo e dinheiro na gestão do negócio. Confira:

1 – Unifique o controle da gestão

Ao invés de usar uma ferramenta para o fluxo de caixa, outra para o controle de estoque, outra para emissão de NF-e e outra para analisar seus dados financeiros, por que não selecionar um sistema só que faça tudo isso? É a forma de garantir que não haverá discrepância ou desencontro de dados, além de ser mais fácil e seguro manter todas essas informações financeiras em uma só plataforma.

2 – Use ferramentas on-line

Baratas e seguras, as ferramentas on-line podem ser opções vantajosas para pequenas e médias empresas que querem crescimento de gente grande. Isso por serem simples de usar, poderem ser acessadas de qualquer lugar e serem mais práticas, pelas funções automáticas e serviços de notificação por e-mail. O sistema de gestão financeira ContaAzul, por exemplo, oferece todas essas funções já integradas, além de outras como a possibilidade de acompanhar a movimentação financeira da empresa em tempo real. Além disso, a plataforma possui planos acessíveis para todos os bolsos. Você ainda pode fazer um teste gratuito de sete dias de uso, para experimentar as funcionalidades do ContaAzul.

3 – Identifique suas necessidades

O que seu negócio mais precisa? Controle de estoque? Geração automática de relatórios? Conselhos em cima de dados sólidos sobre como gerir seu capital? Identificar os pontos fracos da sua gestão financeira vai ajudar você a simplificar os processos porque vai facilitar sua escolha quando se trata do sistema de gestão adequado ao que você precisa. Não adianta insistir em um sistema ou cadeia de processos que não permitem que você conheça a situação real da saúde financeira de seu negócio. Faça essa avaliação e escolha um sistema que não lhe faça perder tempo, o que nos leva ao próximo ponto…

4 – Otimize o tempo

Tempo é dinheiro e é por isso que, para simplificar a gestão, você precisa matar vários coelhos com uma cajadada só. Para isso, o sistema ContaAzul é uma boa opção, por alguns motivos. Ele oferece integração com os principais bancos, assim você não se estressa fazendo lançamentos manuais de extratos bancários. O sistema também gera relatórios específicos on-line a partir dos dados que você insere. O ContaAzul ainda emite boletos e NF-e, além de poder ser integrado com contador e realizar backups automáticos, para você não se preocupar em fazer quase nada manualmente.

5 – Informe-se sobre investimentos

A boa gestão financeira não só mantém o caixa sempre positivo, mas está interessada em fazer o negócio crescer. Alcançar esse crescimento requer planejamento e estudo. Que áreas da empresa precisam de mais investimento? Que setores podem custar mais barato? Se você escolher um sistema de gestão como o ContaAzul, poderá obter insights diretos sobre suas movimentações financeiras. A plataforma gera, automaticamente, relatórios sobre lançamentos no caixa, vendas por cliente, giro de estoque, produtos e serviços mais vendidos, análise de despesas e centro de custo, e vários outros.

Fonte: Administradores