5 resoluções de Ano Novo

Especialistas sugerem o que empreendedores devem fazer para começar o ano que vem com o pé direito

No fim de ano, a maioria das pessoas coloca na ponta do lápis o que gostaria de mudar na vida pessoal: gastar menos, emagrecer, ler mais, entre outros. No caso de empresários, a indicação é a de fazer a mesma coisa com relação ao seu negócio.

Uma maneira de começar é aprender com os erros cometidos neste ano. “A primeira coisa que o empreendedor tem que fazer é listar três coisas que não deram certo”, diz Evandro Paes dos Reis, professor da Business School São Paulo. Com a ajuda de Reis, João Bonomo, professor de empreendedorismo do Ibmec/MG e Dariane Castanheira, professora e consultora do Programa de Capacitação de Empresas em Desenvolvimento (PROCED/FIA), EXAME.com listou cinco resoluções para pequenas empresas e empreendedores.

1. Estabelecer um plano financeiro

O planejamento estratégico e financeiro de uma empresa é essencial para garantir a saúde e a sobrevivência do negócio. Para Dariane, o planejamento empresarial deve ser pensado a curto e longo prazo.Para organizar o fluxo financeiro da empresa, o orçamento da sua empresa tem que incluir três cenários: uma previsão normal, um cenário de crescimento acima do previsto e um cenário pessimista.

2. Fazer um levantamento dos custos da empresa

Você sabe quanto custa efetivamente o produto ou serviço que oferece? Bonomo explica que muitos empreendedores não sabem diferenciar o que é custo e despesa, e por isso não sabem o que podem cortar nos gastos. Além disso, há alguns custos que não estão ligados às vendas, mas que devem ser incluídos.

Ao colocar em prática essa resolução, além de melhorar o caixa do negócio, o empresário poderá ter o controle de todos os custos. E, dessa maneira poderá fazer novos investimentos, o que garantirá o crescimento da empresa no ano que vem.

3. Melhorar o clima organizacional

O humor do empresário pode dizer muito como é o ambiente da empresa e manter as pessoas engajadas não é uma tarefa fácil. Uma das resoluções que o empreendedor deve fazer é melhorar a sua qualidade de vida. Estipule metas para conseguir cumprir as tarefas do dia e separe um tempo para o lazer. “É extremamente bom para se ter novas ideias”, afirma Bonomo.

4. Diminuir o nível de endividamento

Às vezes, uma pequena empresa tem uma série de dívidas e alguns cuidados são necessários na hora de pedir empréstimos. Especialistas afirmam que o começo do ano pode ser uma ótima oportunidade para quem precisa renegociar as dívidas já adquiridas.

5. Estimular a capacitação na sua empresa

Essa resolução serve tanto para o empresário quanto para os colaboradores da empresa. Para Dariane, muitos empreendedores hoje não são preparados para administrar e não conseguem fazer uma boa gestão. Hoje, existem cursos de curta duração e outros que podem ser feitos online. Além disso, incentivar o crescimento profissional do funcionário é uma ótima maneira de reter talentos.

Veja também

    Noticias

    O Sindilojas Porto Alegre é finalista do Top de Mkt ADVB/RS 2024

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades desta semana para as obras no Centro da capital

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Vendas de eletrodomésticos típicos de frio estão em alta

    Veja mais
    Noticias

    Entidades empresariais cobram agilidade da União para a liberação de recursos a...

    Veja mais