57ª Feira do Livro movimenta Porto Alegre entre 28 de outubro e 15 de novembro

A Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) apresenta, na sexta-feira, a 57ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, o maior evento do gênero realizado a céu aberto nas Américas, que tem como patrona, este…

A Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) apresenta, na sexta-feira, a 57ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, o maior evento do gênero realizado a céu aberto nas Américas, que tem como patrona, este ano, a escritora Jane Tutikian. Entre os dias 28 de outubro e 15 de novembro, os visitantes encontrarão, na Feira, uma ampla e diversificada programação cultural gratuita. Para adultos, haverá encontros com autores, saraus, apresentações artísticas, oficinas e seminários, entre outras atividades. Nos armazéns centrais do Cais do Porto, o foco está nas crianças, nos adolescentes e nos alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA). Nesse local também ocorrerão as atividades do ciclo A Hora do Educador, voltado a professores, bibliotecários e outros mediadores da leitura.

O evento acontece em seu tradicional espaço, onde é realizado desde a primeira edição, em 1955: a Praça da Alfândega, Centro Histórico de Porto Alegre, e em trechos de vias do entorno, como a Rua dos Andradas, a Avenida Sepúlveda e a Rua Cassiano Nascimento. Haverá atividades, também, nos prédios do Memorial do RGS, Santander Cultural e Centro Cultural CEEE Erico Verissimo e nos armazéns centrais do Cais do Porto (Área infantil e Juvenil). Ao todo, a Feira ocupa uma área de 25 mil metros quadrados.

Com a revitalização da Praça o espaço é um dos atrativos da Feira. Alamedas mais largas vão aliviar a aglomeração dos visitantes, além de oferecer maior iluminação natural. Algumas das atividades, como por exemplo a Praça de Autógrafos, destaca o novo traçado. Os bancos, as grades dos canteiros, as luminárias e o piso de pedra portuguesa, renovados, tornam o ambiente ainda mais acolhedor.

Mais de 1,7 milhão de pessoas deverão visitar a 57ª edição da Feira, que sediará mais de 700 sessões de autógrafos, mais de 200 palestras e debates, 400 encontros com autores, contações de histórias e outras atividades para os públicos infantil e juvenil. Haverá, ainda, nove seminários entre outras atividades para educadores, mais de 30 oficinas para o público adulto e cerca de 100 apresentações artísticas e exibições de filmes.

A principal novidade desta edição são os dias temáticos. A cada dia, um assunto estará em evidência, envolvendo crianças, jovens e adultos, em diversas atividades. Será possível planejar as idas à Feira de acordo com os temas preferidos. Os 19 temas são: Biblioteca; Livro e Leitura; Suspense; Terror e Horror; Viagem; Cinema; Humor e HQ; Cultura Popular; Conto, Gastronomia; Afrodescendência; História; Educação; Corpo, Sexo e Saúde; América Latina; Direitos Humanos; Gentileza; Ecologia e Comunicação.

Entre editores, livreiros, distribuidores de livros e creditistas, responsáveis pela venda direta de livros ao consumidor, a Feira contará com expositores na Área Geral, na Área Infantil e Juvenil (no Cais do Porto) e na Área Internacional. Nesses espaços, os visitantes poderão encontrar obras clássicas, novos autores, literatura infantil e juvenil, livros de arte, temas filosóficos, religiosos, títulos científicos, publicações universitárias e obras estrangeiras, entre outras.

Em 2010, a Feira do Livro de Porto Alegre foi registrada como bem do patrimônio imaterial da cidade pela Coordenação da Memória da Secretaria Municipal da Cultura. A homenagem se soma à medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República no ano de 2006, que reconheceu o evento como um dos mais importantes do Brasil.

Descubra a sua Feira

A Feira do Livro agita e contagia a cidade, o Estado e até países vizinhos, integrando leitores, autores e livreiros. Para valorizar ainda mais o evento, mostrando a sua popularidade e o seu carisma, a campanha publicitária criada pela Publivar ON traz o mote Descubra sua Feira. Nas peças publicitárias, entre anúncios de jornal, rádio e TV, outdoors, busdoors, peças gráficas e de programação visual, cria um efeito lúdico com o “caça-palavras”, no qual o leitor é convidado a interagir a fim de encontrar, no jogo, os motivos que o levam a visitar a Feira. Diversão, romance, aventura, drama, pessoas, biblioteca, teatro e autores são alguns dos termos que estão escondidos nas peças de divulgação.

Estrelas da Feira

Entre os escritores estrangeiros convidados estão Eduardo Sacheri, Lídia Jorge, Alan Pauls, Ondjaki, Kangni Alem, Tariq Ali e Francisco Haghenbeck. Já entre os brasileiros confirmados, a Feira receberá Nelson Motta, Mary Del Priore e o Padre Fábio de Mello.

Área Infantil e Juvenil em destaque

A Biblioteca Escolar será um dos temas recorrentes da programação da Área Infantil e Juvenil e do ciclo A Hora do Educador. Muitas atividades sobre este tema ocorrerão na Biblioteca Moacyr Scliar, uma biblioteca escolar modelo de 500m², instalada no Armazém A do Cais do Porto, com acesso pelo Pórtico Central. São os seguintes os ambientes que a integram: Sala de Leitura; Bebeteca, com acervo para crianças de 0 a 3 anos; Ducha das Letras, com acervo para adolescentes; Sala dos Professores, com acervo e programação especiais; Sala de Aula do Futuro; Sala de Vídeo; Estação da Acessibilidade, com facilidades para os deficientes visuais e auditivos, e Recanto do Scliar, onde o público terá acesso ao conjunto da obra do autor.

Veja também

    NoticiasMarketing

    NRF 2024 vista por dentro

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Encerrada a etapa das 4 edições do Talks pré 11ª FBV

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre recebe prêmio da Confederação Nacional do Comércio (CNC)

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Funcionamento do comércio no feriado de Tiradentes: saiba como será

    Veja mais