7 dicas para começar um negócio depois dos 40 anos

Professores falam sobre quais são as vantagens e desvantagens de empreender nesta fase da vida

Os índices de empreendedorismo crescem a cada ano no Brasil. Segundo os últimos dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, quase 50% dos brasileiros estão interessados em começar um negócio próprio. Entre os que já têm uma pequena empresa, 48% estão na faixa dos 35 aos 64 anos. Com mais disposição e experiência, empreender virou uma alternativa para a aposentadoria.

O levantamento mostra que 27% dos empreendedores brasileiros começaram o negócio entre os 35 e os 44 anos. Esta faixa, para os especialistas, pode ser o momento ideal para empreender. “O que muda do jovem para quem tem mais de 40 é o propósito do negócio”, indica Marcelo Nakagawa, coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper.

Para ele, boa parte dos empreendedores que abre empresas depois dos 40 anos está querendo dar um novo sentido à carreira. “Tem uma geração de executivos buscando significado, querendo conciliar competência profissional com propósito de vida. Ele já teve experiência, conhece o mercado e tem uma rede de contatos bem estabelecida. Esse tipo de negócio tende a ser mais bem sucedido”, afirma.

O sucesso se deve em boa parte pela experiência do empreendedor. “Essa fatia dos 35 aos 65 anos está com um crescimento muito grande. Já tem experiência como consumidor e viu problemas que o levam a empreender. Sabe onde não está sendo bem atendido e pode suprir essa carência no mercado. É a grande vantagem”, opina João Bonomo, professor de empreendedorismo do Ibmec/MG.

1. Arrisque-se

Pensando em um executivo, os professores afirmam que uma situação financeira confortável pode ser um bom começo para o negócio. “Geralmente, são pessoas que têm condições de fazer investimento, já sabem dos seus limites. Tem uma vida mais estabilizada e sabem quanto investir em cada etapa. Não é ter muito dinheiro, é saber lidar com isso de forma profissional”, explica Bonomo.
Segundo ele, este pode ser o momento ideal de arriscar-se, mas sem ignorar um bom plano de negócios.

2. Procure bons sócios

A complementariedade de conhecimentos e experiências é sempre vantajosa na hora de abrir um negócio. Por isso, a recomendação de Nakagawa é procurar um bom sócio para a empresa. “Normalmente, tem que ter alguém que faz e alguém que vende. Se você fizer os dois, isso vai consumir todo o tempo. Essa questão é um ponto importante”, explica.

3. Aceite mudanças

Apesar da segurança financeira, muitos empreendedores nesta faixa etária são intolerantes a mudanças. “O mundo empresarial muda constantemente e eles não querem inovar muito. Querem abrir uma loja do mesmo jeito que há dez anos”, diz Bonomo.

Outra desvantagem, segundo ele, diz respeito à tecnologia. “A tecnologia é muito intensa e muda a cada dia. Eles precisam afinar um pouco melhor esse conhecimento”, sugere.

4. Controle custos

Em cargos executivos, alguns novos empreendedores estavam acostumados a mordomias, como motoristas e reembolsos. Para Nakagawa, ao empreender, eles precisam se acostumar a uma “vida mais espartana”.

“Muitos executivos se incomodam quando perdem o nome da empresa antiga e precisam explicar quem são. Como empresário, deve ter a preocupação de ter custos mais espartanos. Não vai ter a mesma cadeira ou computador, nem o carro da empresa”, diz.

5. Use o conhecimento

Aproveitar o conhecimento e experiência da carreira é o grande trunfo dos empreendedores com mais de 40 anos. Por isso, os professores sugerem escolher um negócio de uma área que domine. “As falências de empresas de pessoas dessa idade é menor. Isso denota que elas já têm algum tipo de experiência gerencial”, diz Bonomo.

6. Converse com mentores

Networking é essencial. “É se encontrar com outros empreendedores e ter mentores, que vão estar olhando a empresa de fora. É importante ter humildade e assumir que não sabe tudo e, mesmo que souber, ouvir uma segunda opinião”, sugere Nakagawa.

7. Organize-se

Saber lidar com a nova rotina e uma equipe diferente é muito importante para o negócio. “A questão de aprender a lidar com vida pessoal e profissional e distribuição de tempo merece cuidado”, diz Nakagawa. Para ajudar, é importante fazer uma planilha de tempo, colocando quanto tempo usa com as tarefas.

Segundo Bonomo, controlar embates com os colaboradores é importante. “Normalmente, são pessoas com experiência de mercado e não toleram a existência de problemas internos”, diz. Saber ouvir novas ideias é importante.

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