8 filmes do Netflix para quem quer aprender sobre finanças e negócios

Filmes baseados em fatos reais, documentários e ficções que estão na Netflix podem te ajudar a repensar sua relação com o dinheiro. 

Filmes baseados em fatos reais, documentários e ficções que estão na Netflix podem te ajudar a repensar sua relação com o dinheiro. Confira 8 filmes que mostram como enriquecer sem dar sono.

1. Inspiração

Aprender a lidar com o dinheiro não precisa ser chato, nem difícil, e alguns filmes que estão na Netflix podem te ajudar nessa missão. Histórias 100% inventadas, longas baseados na vida real e documentários questionam as relações de consumo. São filmes que mostram o que fazer (ou não) com o seu dinheiro, com roteiros que vão do trágico ao cômico e que podem ser inspiradores. Navegue pela galeria e veja oito filmes que estão na Netflix e podem te levar a refletir sobre sua relação com o dinheiro sem dar sono. 

2. The True Cost 

Para que as roupas que você veste tenham preços baixos, há pessoas pagando com a própria vida. O documentário The True Cost explora a ligação entre a pressão dos consumidores por alta-costura de baixo custo e a exploração de trabalhadores nas fábricas. O filme mostra que, enquanto o preço do vestuário diminui década após década, os custos humanos e ambientais crescem drasticamente, e o seu dinheiro tem a ver com isso. O documentário leva a repensar a forma como se consome roupas e quanto se gasta nelas. As filmagens aconteceram em diferentes países do mundo e mostram de passarelas a favelas. Há entrevistas com formadores de opinião importantes do universo da moda, como Stella McCartney e Livia Firth. 

3. Living On One Dollar

Imagine viver apenas com um dólar por dia. Mais de 1,1 bilhão de pessoas no mundo vivem nessa situação de extrema pobreza. No documentário Living On One Dollar,  quatro amigos norte- americanos viajam para a Guatemala para vivenciar essa experiência por dois meses. Na zona rural do país, passam fome e sofrem com a sujeira para tentar sobreviver no limite, uma realidade inimaginável para jovens norte-americanos como eles, mas comum para Rosa, de 20 anos, e Chino, de 12 anos, agora seus vizinhos. Antes de montar o longa-metragem, os garotos lançaram na Guatemala pequenos vídeos no YouTube para mostrar a experiência. Rapidamente, tiveram uma audiência tão grande que se sentiram motivados a fazer o filme. A ideia do documentário era mobilizar pessoas ao redor do mundo para combater a extrema pobreza. 

4. O Lobo de Wall Street

O método desenvolvido pelo corretor Jordan Belfort, interpretado por Leonardo DiCaprio em O Lobo de Wall Street, pode ajudar investidores do mercado financeiro a fazerem fortunas. Mas sua carreira culminou em sua prisão por fraude e lavagem de dinheiro. Essa história foi contada no drama do diretor Martin Scorsese, indicado ao Oscar de melhor filme, melhor ator e melhor ator coadjuvante, pelas atuações de DiCaprio e Jonah Hill. Após enriquecer trabalhando com ações na década de 1990 e ser preso, Jordan Belfort dedicou sua carreira para ensinar o seu método. Há quem diga que ele pode ser aplicado até por profissionais de outras áreas. Os ensinamentos estão no livro O Lobo de Wall Street, escrito por Belfort, no qual o filme é baseado.

5. Até que a Sorte nos Separe 

Tino é um personal trainer e pai de família que ganhou na loteria e passou a ostentar uma vida luxuosa, gastando todo seu prêmio. Depois de 16 anos, ele tenta esconder sua falência da esposa grávida com a ajuda de seu melhor amigo. Pede ao comparsa que assalte as joias da própria esposa, que estão no cofre de seu quarto. Esse é o pano de fundo da comédia romântica brasileira Até que a Sorte nos Separe. Estrelado por Leandro Hassum e Danielle Winits, o longa é inspirado no best seller Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, do consultor financeiro Gustavo Cerbasi. O filme se passa no Rio de Janeiro e, apesar de ter recebido críticas negativas, foi sucesso de bilheteria em 2012. 

6. Steve Jobs: Billion Dollar Hippy

Observar o que fizeram os gênios que conseguiram acumular muito dinheiro com suas criações é uma boa forma de se inspirar para enriquecer. No documentário Steve Jobs: Billion Dollar Hippy, produzido pela BBC, funcionários da Applecontam altos e baixos da era Jobs. O filme conta até com depoimentos do cofundador da Apple, Steve Wozniak, e Daniel Kottke, amigo pessoal de Steve Jobs. Também mostra entrevistas com o marqueteiro do Macintosh na Apple, Mike Murray, e o responsável pela publicidade da marca na Europa, Andrew McGuinnes. Entre as lições de Steve Jobs, que contribuíram para o seu sucesso financeiro e pessoal, estão: encarar as decisões difíceis, não se deixar levar pela emoção, fugir das suposições e trabalhar em equipe. O trailer está em inglês, mas na Netflix o documentário tem legendas em português. 

7. À procura da felicidade 

Estabelecer objetivos financeiros e se dedicar a eles, apesar das dificuldades, pode ser um dos segredos para construir uma vida mais feliz. Essa é a lição do drama À Procura da Felicidade, baseado em fatos reais. Estrelado por Will Smith, o filme relata a história de um desempregado que se dedica ao filho e vira corretor de valores por acaso, até se tornar um milionário. Will Smith foi indicado ao Oscar pelo personagem Chris Gardner, que consegue um estágio não remunerado em uma corretora de ações e, mesmo assim, aceita o trabalho, por acreditar que poderá ser contratado no futuro. A esposa o abandona, ele começa a cuidar sozinho do filho de cinco anos e os dois são despejados do apartamento onde viviam por falta de pagamento. Chris segue como um pai amoroso e faz de tudo para que seu filho confie que eles superarão os obstáculos, o que torna a história uma inspiração para enfrentar dificuldades financeiras. 

8. As Loucuras de Dick & Jane 

O que as pessoas são capazes de fazer quando perdem dinheiro? Em As Loucuras de Dick & Jane, o ator Jim Carrey é Dick, um homem que vive confortavelmente com sua esposa Jane (Téa Leoni). Recém-promovido como diretor de relações públicas de uma grande empresa à beira da falência, ele logo é demitido. Para manter seu estilo de vida, o casal passa a roubar bancos. Sempre juntos, na riqueza e na pobreza, os dois enxergam a chance de se tornar milionários e, para isso, passam por situações, para dizer o mínimo, inusitadas. A certa altura, Dick é extraditado para o México e Jane vira cobaia de uma companhia de cosméticos. A comédia norte-americana é uma refilmagem de Adivinhe Quem Vem para Roubar, de 1977, e faz várias referências ao mundo real. O filme é dedicado à companhia energética americana Enron, que gerou um rombo bilionário após publicar balanços financeiros maquiados. 

Fonte: Exame

 

 

Veja também

    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Feira Brasileira do Varejo (FBV) é lançada oficialmente em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 19/02 A 23/02

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Tendências mundiais que impactam o varejo local

    Veja mais