93% dos pais porto-alegrenses afirmam ter ficado mais próximos dos filhos durante a pandemia

Esse e outros dados estão reunidos no e-book “Mais perto do que nunca: Os impactos da Covid-19 na relação entre pais e filhos”, do Sindilojas Porto Alegre.

Entre as diversas mudanças provocadas pela pandemia na vida das pessoas está a no relacionamento entre pais e filhos, que passaram a conviver mais tempo juntos em razão das adaptações exigidas pela atual circunstância. Esse tempo maior de convívio pode ter sido positivo para muitos, assim como também pode ter acarretado em conflitos e problemas na relação. O assunto motivou a criação de um novo e-book pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre, “Mais perto do que nunca: os impactos da Covid-19 na relação entre pais e filhos”, que reúne informações de pesquisas realizadas na capital gaúcha e em outros países, com o intuito de compreender de que forma a pandemia afetou essas relações, e que também traz dicas para pais colocarem em prática junto às crianças.

Segundo levantamento do próprio Núcleo de Pesquisa mencionado no e-book, 93,3% dos pais entrevistados disseram que ficaram mais próximos dos filhos (de até 12 anos) após o início da pandemia. Já os que acreditam que esse relacionamento melhorou nos últimos meses somam 46,7%. Brincar, dar mais atenção e estar mais próximo foram as principais mudanças citadas por eles nesse período. Ainda segundo a pesquisa, 76,7% dos pais afirmaram que conversaram com seus filhos para esclarecer dúvidas e orientar sobre o novo coronavírus.

No e-book, os pais encontram também dicas de como despertar nas crianças pensamentos positivos, atitude importante especialmente em momentos de adaptação como os que passamos hoje. Evitar expressões negativas dentro de casa, transmitir expectativas positivas tanto para o presente quanto para o futuro e reservar uma hora para falar sobre as situações legais daquele dia são algumas das formas de tornar o período mais leve para os pequenos mencionados no material.

Acesse o e-book gratuitamente aqui

Veja também

    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 02/03 A 08/03

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Sindilojas POA realiza mais um Feirão de Empregos

    Veja mais
    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais