“A experiência a oferecer aos clientes é o grande diferencial competitivo do varejo”, afirmou Fernanda Schaan no Café com Lojistas

Evento, promovido pelo Sindilojas Porto Alegre, foi realizado nesta quarta-feira (19) com palestra da arquiteta especialista em varejo Fernanda Schaan

A arquiteta especialista em varejo e redes empresariais,…

Evento, promovido pelo Sindilojas Porto Alegre, foi realizado nesta quarta-feira (19) com palestra da arquiteta especialista em varejo Fernanda Schaan

A arquiteta especialista em varejo e redes empresariais, Fernanda Schaan, palestrou para um auditório repleto de empresários que estiveram na edição de agosto do Café com Lojistas. Os participantes acompanharam as explicações sobre o tema “Varejo: tendências e estratégias”, que tratou de aspectos importantes para fomentar a competitividade no mercado e melhorar a experiência de compra do consumidor.

Na ocasião, a palavra da vez foi “experiência”. Segundo Fernanda, o varejo deve apostar em práticas que permitam experiências únicas, tanto na busca por novos clientes quanto na fidelização dos antigos: “esse é o diferencial competitivo do varejo, a personalização é uma grande estratégia. Isso vale para o atendimento, para a exposição e para a gestão da loja. As pessoas não compram mais produtos, elas querem ser encantadas”, aponta.

Para ela, o comportamento de consumo não está somente ligado à classe social ou à faixa etária, uma nova classificação do comportamento de consumo ligada ao uso de smartphones também deve ser considerada. “O lojista deve se conectar com o cliente, e para isso não são necessários grandes investimentos. As redes sociais podem ser muito úteis para conhecer o seu público, são ferramentas de baixo custo que dão grande retorno para saber com quem você está falando”, pontuou.

Fora da internet, a inovação no ponto de venda contribui muito para atrair o consumidor e fazê-lo entrar na loja. “Surpreender no layout e na exposição do produto são fatores decisivos. O ponto de venda não pode ser estático, precisa estar sempre mudando. Materiais como adesivos, lonas e iluminação custam pouco e podem transformar o ambiente”, disse a arquiteta.
Além disso, Fernanda enfatizou a importância de trabalhar com ferramentas tecnológicas. E lembrou que, independente do grau que é aplicada, a tecnologia moderniza o varejo e tem conquistado cada vez mais espaço.

Soluções como os Beacons, que proporcionam a interação com o cliente através do celular considerando a sua localização, e o sistema RFID (identificação por radiofrequência), que otimiza o controle de estoque, foram citadas durante a palestra. “Essas são outras formas de enxergar e conversar com o cliente, além de facilitar os processos internos do seu negócio. Todo esse crescimento gera benefícios para a loja e também para o consumidor, que passa a ter atendimento qualificado e de última geração”, concluiu.

O próximo Café com Lojistas, promovido pelo Sindilojas Porto Alegre já está com as inscrições abertas. O evento será realizado no dia 16 de setembro e terá como tema “Varejo sustentável: como transformar teoria em prática”, com Vanessa Gomes, Relações Públicas e especialista em gestão do ambiente e sustentabilidade. Mais informações pelo e-mail cursos@sindilojaspoa.com.br ou pelo telefone 51 3025.8300.

Veja também

    Noticias

    Estratégias e ações desenvolvidas pelo bloco empresarial é tema de debate em r...

    Veja mais
    Noticias

    Varejo Movimento destaca o comércio de decoração

    Veja mais
    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla apresenta ações com associados e lojistas em geral

    Veja mais
    Decretos e regrasNoticias

    Pacote de estímulo à recuperação de pequenos negócios após enchentes é lan...

    Veja mais