A gentileza como ferramenta para tornar-se altamente eficaz

Ser um profissional altamente eficaz requer disciplina. Seja em momentos de crise, nas dificuldades diárias que nos impedem de manter a postura ou hábitos prejudiciais para nossa carreira, é preciso praticar algumas regras todos os dias para chegar a esse nível de competência. Se dedique, se comprometa e recupere o tempo perdido. Dê início a essa reflexão e aplique-a de forma saudável a sua vida, estipulando hora e dia para começar. É difícil, mas completamente possível.

Por isso, trago abaixo um pequeno “manual das pessoas altamente eficazes”, que certamente te ajudará a tornar-se o profissional que toda empresa deseja: eficaz e gentil.

Saiba administrar seu tempo
O tempo, cada vez mais escasso, pode se transformar em um problema para aqueles que não sabem conciliar suas atividades com seus compromissos. Por isso, é legal ter uma agenda sempre em mãos e não se confundir na hora de marcar reuniões, idas ao banco, médico, fazer ligações de negócios, etc. O cumprimento desses procedimentos determinará quase 80% da produção do seu dia de trabalho.

Defenda a empresa que trabalha com unhas e dentes
Como é compensador trabalhar em uma empresa que nos faz nos sentirmos em casa. Isso demonstra que o ambiente de trabalho é bastante confortável (não estou falando de cadeiras de luxo e auxiliares aos seus pés), sadio e as pessoas tem uma troca de energias favorável. Assim, o colaborador sente-se um pouco dono da empresa, e não admite que ninguém fale mal dela.

Trate os colegas de trabalho com gentileza
A gentileza pode e deve existir no ambiente de trabalho, por mais hostil que ele seja. Respeitar o espaço dos outros, não tratar ninguém com desdém, não compartilhar fofoca ou simplesmente dizer “bom dia”, “como vai”, “por favor” e “muito obrigado”! Com esse clima de gentileza, a disposição para executar suas tarefas será outra.

Saiba trabalhar em equipe
Trabalhar em equipe é necessário, mas complexo. Trabalhar sozinho, no entanto, pode demonstrar egoísmo e incapacidade de se relacionar com as pessoas, de aceitar críticas e sugestões. Por isso, se esforce para conviver bem com seus colegas de trabalho. Delegue as tarefas que menos domina, aprenda a confiar nas pessoas. Assim, você economiza tempo, dedica-se mais ao que realmente é importante e conquista o sucesso de maneira muito mais rápida e eficaz.

Procure ajuda quando precisar
A humildade é uma das maiores virtudes da humanidade. Não seja do tipo de colaborador que prefere errar ou engavetar um projeto só para não ter que pedir ajuda. Aceitar a colaboração dos colegas de trabalho é admitir que está aberto a novas sugestões e criar possibilidades em cima disso.

Receba ordens e críticas sem se sentir ofendido
Não é fácil ouvir ideias e opiniões contrárias as suas. Mas, se você não suporta ouvir críticas ou ordens e se “descontrola” com isso, comece a trabalhar seu subconsciente. Uma pessoa altamente eficaz sente-se honrada em escutar sugestões e está sempre aberta a pensar em novos rumos para seu projeto.

Tenha uma ótima apresentação pessoal
Ninguém precisa ser um padrão de beleza para ser um bom profissional. No entanto, a apresentação de uma pessoa eficaz deve ser sutil e elegante. Procure estar atento às regras de etiqueta e protocolo. O mundo corporativo está buscando profissionais que saibam aliar uma boa apresentação a uma excelente conduta nos âmbitos sociais formais e informais.

Seja proativo e aceite desafios
A eficácia está em conseguir conduzir qualquer projeto ou oportunidade arrojada dentro de uma corporação. Um hábito condizente com essa realidade é sempre dizer “sim” às propostas, principalmente de ideias novas que possam modificar a estrutura da empresa ou de seu setor. Ser proativo é uma das qualidades emocionais mais admiradas e que podem fazer a diferença na hora de uma contratação ou promoção.

Saiba falar em público
Falar bem está se tornando cada vez mais necessário aos profissionais da atualidade. Seja para uma multidão ou numa pequena sala de reunião, você deve saber se impor e cativar quem o escuta, independente dos recursos tecnológicos que possui. Um profissional altamente eficaz está atualizado e muito bem informado sobre o tema que fala, para que possa responder a todos os questionamentos que forem feitos. Além disso, é essencial estar preparado para fazer apresentações também em outros idiomas.

Esteja antenado às novidades
Não existe profissional eficaz que não saiba o que acontece pelo mundo. Não existe profissional eficaz que não está sempre em busca de evolução. Faça cursos, leia livros, participe de eventos. Com isso, além de ficar por dentro das tendências do mercado, poderá fazer contatos interessantes, conhecer fornecedores e fechar novos negócios.

Organize sempre seus pertences
Um dos princípios do profissional eficaz é a organização pessoal. São perceptíveis a olho nu as pessoas que são organizadas, principalmente ao abrirmos seus armários ou vermos a disposição de sua mesa de trabalho. Isso é fundamental para a manutenção de suas atividades diárias e, principalmente, para sua organização mental.

Saiba lidar com situações de crise e imprevistos
Profissionais eficazes lidam muito bem com as adversidades e são mestres em resolver situações conflituosas, sempre mantendo a calma. Pensar rápido, não procurar em quem colocar a culpa (mesmo que ela não exista) e colocar-se a frente na resolução dos problemas faz parte de seu perfil, e são atitudes muito bem vistas por todos ao seu redor.

Ser gentil com suas metas e objetivos faz com que os desafios encontrados no caminho sejam melhor percebidos e encarados. A gentileza é um excelente caminho para a conquista do sucesso, afinal, não adianta chegar ao topo, onde sempre sonhou, tendo maltratado a você mesmo e aos outros no caminho. E quando seus objetivos são conquistados, o que resta em sua vida é apenas você mesmo, seja lá em que estado físico ou mental.

Profissionais altamente eficazes são também gentis e realizados. Assim, fica muito mais fácil conquistar suas metas e alcançar seus objetivos. E você pode chegar lá!

Veja também

    Noticias

    Reunião de Diretoria Ampla debate temas jurídicos relevantes ao comércio

    Veja mais
    Cursos e eventosNoticias

    Feira Brasileira do Varejo (FBV) é lançada oficialmente em Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Programação de atividades para a obra do quadrilátero central: 19/02 A 23/02

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Tendências mundiais que impactam o varejo local

    Veja mais