A importância de investir no visual do ponto de venda como diferencial competitivo

Assunto foi tema de palestra realizada hoje pelo Sindilojas Porto Alegre

A influência que o ponto de venda (PDV) exerce no processo de decisão do consumidor e o diferencial competitivo que ações de gestão visual aplicadas no dia a dia promovem na relação com o consumidor foram os assuntos abordados no primeiro Café com Lojistas de 2014, ocorrido na manhã desta quarta-feira, 12, no Sindilojas Porto Alegre. A palestrante do evento foi a arquiteta e diretora da Open Gestão Visual, Márcia Lopes, que falou sobre Gestão visual no varejo.

Para a arquiteta, a programação visual do PDV reflete o conceito da empresa, criando uma conexão emocional e influenciando na percepção da imagem da marca. A experiência na hora da compra é fundamental para o consumidor, poder tocar e sentir, é um momento que promove um impacto positivo, causando uma boa impressão no ato e na fidelização do cliente. “O consumidor busca experiências agradáveis na hora da compra, e não utiliza apenas seu lado racional, mas todos os sentidos e a boa gestão visual da loja é decisiva para superar suas expectativas. O varejista precisa estar atento a isto, ou seja, em buscar proporcionar aos cliente essa totalidade na experiência do ponto de venda, conseguindo, assim, um impacto positivo nos negócios. A atração que o consumidor tem com uma marca e a percepção em relação ao produto fazem toda a diferença no ato da compra, se tornando um importante diferencial”, diz Márcia.

A seleção adequada de produtos para a vitrine principal, a aplicação do material publicitário como banners e cartazes no ambiente interno da loja, a apresentação e distribuição dos produtos nas prateleiras e o uso correto da iluminação para destacar os produtos valorizam o ponto de venda, facilitando a visibilidade das mercadorias e influenciando na percepção da imagem da empresa pelo consumidor. Segundo Márcia Lopes, “quantas vezes os clientes deixam de comprar porque não encontraram a mercadoria que procuravam dentro da loja, seja por desorganização dos espaços ou má sinalização?”.

De acordo com a palestrante, o empresário precisa entender a importância de fazer a gestão visual a partir de uma visão mais técnica, trabalhando os produtos por setores aliados à árvore de decisão, que são as sugestões dadas aos consumidores em locais estratégicos. “Utilizar melhor os conceitos de visual de loja influencia no aumento de vendas e fidelização dos clientes”, conclui ela.

As fotos do evento estão disponíveis em https://www.facebook.com/SindilojasPOA.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais