A influência dos Blogs no processo de decisão de compra

Com o acesso cada vez maior às redes sociais o volume de informação sobre os mais variados produtos cresce. E tudo isso gerado por consumidores, pessoas comuns que comentam sobre sua satisfação ou não do…

Com o acesso cada vez maior às redes sociais o volume de informação sobre os mais variados produtos cresce. E tudo isso gerado por consumidores, pessoas comuns que comentam sobre sua satisfação ou não do produto, sem reservas, sem filtros ou quaisquer moderações. É mais uma forma de conteúdo gerado pelo consumidor, que irá influenciar directamente na decisão de compra de milhares de pessoas.

Os blogs alcançaram um bom posicionamento no que concerne à influência na decisão de compra do consumidor. Hoje em dia os consumidores já não são reactivos, são proactivos.

Com o objetivo de mostrar o poder dos blogs no comportamento dos consumidores na decisão de compra, a influência dos mesmos, foi realizado um estudo pela JupiterResearch, (uma empresa da Forrester research), “Harnessing the Power of Blogs”.

Este estudo indica que nos últimos 4 anos houve um crescimento de 300% no número de pessoas que lê blogs. Do total de 2000 inquiridos 52% afirma que os blogs tiveram um papel crítico no momento em que decidiram avançar com o processo de aquisição. As influências foram a nível de consulta para decidir sobre um produto ou serviço, refinar as escolhas, suporte ou resposta a questões técnicas, descoberta de novos produtos, confirmar escolhas e executar a compra em si.

Anúncios em blogs tem confiança do consumidor
Relativamente aos anúncios 25% afirma confiar nos anúncios colocados em blogs, 25% diz confiar em anúncios patrocinados, e 19% afirma confiar nos anúncios dos social media sites. Estas visualizações despoletam feedback, desde visita ao site, visita ao fornecedor, pesquisa online sobre o produto ou serviço, entre outros.

Os blogs não são consumidos de forma isolada, os utilizadores habituais frequentam mais do que um blog por dia. Os utilizadores habituais utilizam o sistema de links para navegação primordial para outros conteúdos.

De acordo com o CEO da Buzzlogic “os blogs estão a tornar-se guias de confiança para utilizadores atentos, com interesses específicos. Se conseguirmos identificar onde (como) este fenómeno está a desenvolver-se na blogosfera poderemos abrir uma nova janela, avaliar a intenção para chegar a uma publicidade mais segmentada, possibilitando assim atingir o público-alvo. Esta é uma excelente notícia para os anunciantes que estão a tentar maximizar o seu negócio”.

Veja também

    PesquisaNoticias

    Vendas de eletrodomésticos típicos de frio estão em alta

    Veja mais
    Noticias

    Entidades empresariais cobram agilidade da União para a liberação de recursos a...

    Veja mais
    Noticias

    Transforme talento em marca de sucesso

    Veja mais
    Noticias

    Campanha de incentivo ao comércio local para reerguer Porto Alegre tem apoio do S...

    Veja mais