A melhor maneira de dar feedback

“Posso lhe dar um feedback?” Essa pergunta às vezes é entendida como “posso acabar com você?”. Apesar dessa tensão, o feedback é essencial para o crescimento e aprimoramento das empresas. Scott…

“Posso lhe dar um feedback?” Essa pergunta às vezes é entendida como “posso acabar com você?”. Apesar dessa tensão, o feedback é essencial para o crescimento e aprimoramento das empresas. Scott Halford, autor de Be a shortcut (“Seja um atalho”), elaborou um guia sobre a arte do feedback. Tem cinco pontos fundamentais:

Crie segurança
Pesquisas do neurocientista Kevin Ochsner, da Universidade de Columbia, revelam que menos de 30% das pessoas põem em prática o feedback recebido. E o principal motivo da falha é o clima de desconforto. Por isso, aja de forma civilizada e amistosa. Sua avaliação será improdutiva se deixar a pessoa em situação desagradável ou humilhante diante dos colegas.

Seja positivo
Tente dar também feedbacks favoráveis. Uma avaliação positiva estimula os centros de recompensa do cérebro, tornando a pessoa mais aberta a novas direções. Já o feedback negativo, indicando a necessidade de ajustes, aciona os mecanismos defensivos. Por isso, sempre acrescente sugestões para superar o problema.

Seja imediato
O cérebro humano aprende melhor se apanhado no ato. Não deixe para dar um feedback meses depois, quando a pessoa nem se lembra direito do problema (treinadores de animais sabem bem disso: ou é na hora ou nunca). O feedback produtivo é aquele dado frequentemente.

Seja específico
As pessoas reagem melhor quando recebem orientações claras e diretas. Dizer, por exemplo, que “você deveria falar mais nas reuniões” é genérico demais e pode causar interpretações distorcidas. “Quero ouvir pelo menos uma opinião sua durante as reuniões, porque você é inteligente” funciona melhor.

Seja duro, não malvado
Quando alguém comete um erro e você é encarregado de dar o feedback, comece perguntando como ela vê a situação. E evite dizer o quão estúpido foi o erro.

Veja também

    Noticias

    Nota Oficial: Falta de luz no centro de Porto Alegre

    Veja mais
    Noticias

    Ministério do Trabalho prorroga portaria sobre funcionamento do comércio aos fer...

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Conheça as principais tendências globais de consumo para 2024

    Veja mais
    NoticiasMarketing

    Novas experiências para o consumidor leitor

    Veja mais