Aceitação de cartões em estabelecimentos eleva gasto do consumidor, diz pesquisa

O uso de meios de pagamento eletrônicos por parte dos estabelecimentos comerciais estimula gastos maiores dos consumidores, aponta pesquisa da Tendências Consultoria encomendada pela MasterCard.

O uso de meios de pagamento eletrônicos por parte dos estabelecimentos comerciais estimula gastos maiores dos consumidores, aponta pesquisa da Tendências Consultoria encomendada pela MasterCard. Segundo o levantamento, 82% dos varejistas têm a percepção de que a aceitação de cartões de débito incentivam o aumento do tíquete médio do consumidor. Entre os comerciantes que trabalham com cartões de crédito, 89% dizem que os lucros seriam menores se não aceitassem essa modalidade de pagamento.

A pesquisa mostra que o tíquete médio das transações com dinheiro é de R$ 76,66. Já a média gasta por consumidores que usam cartões de débito é de R$ 89,95. Quando o cartão de crédito é usado, em parcela única, a média avança para R$ 128,24. No caso das transações com crédito parcelado, o patamar salta para R$ 242,28.

Para o coordenador da pesquisa, Fernando Botelho, sócio da Tendências Consultoria, os estabelecimentos percebem que o uso de cartões amplia o universo de consumidores. "Esses meios de pagamento dão acesso a outros tipos de consumidor, como aquele que não teve tempo de sacar dinheiro. O consumidor também vê os meios de pagamentos digitais como um acesso ao crediário descomplicado, sem burocracia", afirmou.

A pesquisa foi realizada com 610 estabelecimentos comerciais de pequeno, médio e grande portes nas regiões metropolitanas de São Paulo, Brasília, Salvador e Porto Alegre. A amostra ponderada reflete a população nacional de estabelecimentos por região e tamanho.

Do total de entrevistados, 90% aceitam cartões de débito e 83%, de crédito. Para aqueles que não aceitam esses meios de pagamento, a percepção de altos custos foi citada por 39% dos empresários e necessidade de obedecer à regulação e legislação, 21%.

O levantamento mostrou ainda que a participação dos meios de pagamento eletrônicos sobre a receita total das empresas é significativa, alcançando 25% em alguns casos.

Ainda que a percepção dos varejistas seja positiva em relação ao uso dos meio de pagamento eletrônicos, o universo de estabelecimentos que oferece essa modalidade é limitado.

Dos 17 milhões de estabelecimentos comerciais do País, 2,5 milhões aceitam cartões como meio de pagamento, segundo a MasterCard. "Há uma percepção de que a indústria de cartões não agrega valor ao negócio", disse o VP de Desenvolvimento de Aceitação e Negócios da MasterCard Brasil e Cone Sul, Alexandre Brito. "Há um ecossistema trabalhando para ampliar os estabelecimentos que aceitam cartões."

No entanto, Botelho destacou que, durante a pesquisa, os próprios empresários notaram que as transações com dinheiro geram custos altos para o negócio, entre os quais em relação à segurança. "Em geral, os comerciantes têm uma dificuldade para compreender o custo do dinheiro. Ele é um custo oculto, que as pessoas pagam e não veem que estão pagando", disse.

Fonte: Jornal do Comércio

Veja também

    Noticias

    Nervos de aço: como lidar com os sentimentos frente às tragédias

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas Porto Alegre marca presença na maior Feira de inovação da América L...

    Veja mais
    PesquisaNoticias

    Resultados de vendas do Dia das Crianças: quase 20% dos lojistas venderam mais

    Veja mais
    Noticias

    Sindilojas POA é apoiador da 25ª Construsul

    Veja mais